[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A licitação do transporte público que a Prefeitura de Aracaju vai promover trará modificações estruturais no serviço que darão uma nova cara ao transporte coletivo de passageiros da cidade. Esta é a primeira vez no município que uma licitação nacional no setor será aberta com regras claras e objetivas, o que vai proporcionar transparência de ações em benefício da comunidade.

Até o dia 15 de março a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) continuará recebendo as dúvidas e sugestões dos usuários que se cadastraram ou participaram da audiência pública, realizada no dia 1º. E no dia 28, o edital com as normas da contratação será divulgado, com sua publicação na imprensa local e nacional no dia seguinte.

A oferta de conforto e qualidade é a principal marca da concessão da operação do serviço de transporte coletivo de passageiros. Esta prevê a divisão da cidade em três regiões principais, para sete lotes de veículos, sendo três na região Sul, dois na Oeste e dois na Norte, totalizando uma frota de 348 ônibus. Estes serão de tipos variados: 29 serão do tipo articulados (sanfona); 124 no modelo “Padron” (com suspensão a ar e piso baixo); 156 convencionais (leves) e 39 micro-ônibus.

A redução da idade média dos veículos também é outro ganho. Atualmente os ônibus que circulam nos bairros já passam de sete anos de uso, valor elevado devido a existência de uma grande quantidade de veículos com oito ou mais anos. Além disso, outra garantia para o usuário será o sistema de avaliação contínua da qualidade dos serviços, que ficará a cargo da SMTT após a licitação. Isso através da apuração de um conjunto de indicadores relacionados à atividade operacional da concessionária.

Alguns benefícios especiais para a população também estão garantidos, como a existência de ar-condicionado em 100% dos ônibus dos tipos Padron e articulados. E também a existência de 50% da frota total adaptada com equipamento específico para atendimento de usuários portadores de dificuldade de locomoção, como cadeirantes e idosos.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.