[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Depois de quatro meses em treinamento, cerca de 65 jovens de famílias de baixa renda concluirão amanhã, dia 3, o curso de informática básica. É a continuidade do projeto “Potencial Jovem”, desenvolvido na administração do prefeito Marcelo Déda, através da Fundat – Fundação Municipal do Trabalho -, que desta vez manteve parceria com o CEA – Centro Educacional Atlântico -, sediado no bairro Atalaia. Os concludentes estão preparados para enfrentar o mercado de trabalho na era tecnológica.
O projeto “Potencial Jovem” está inserido no programa “De olho na vida”, implantado pela Prefeitura de Aracaju. “A proposta do projeto é qualificar jovens na faixa etária entre os 17 e 19 anos para o mercado de trabalho”, afirmou a presidenta da Fundat, Conceição Vieira, acrescentando que, além do treinamento em informática, os alunos também recebem aulas sobre orientação vocacional e qualidade no atendimento.
A presidenta da Fundat citou que o projeto terá prosseguimento envolvendo adolescentes de outras áreas. “Os nossos técnicos estão fazendo um levantamento para verificarmos as comunidades que serão atendidas. Queremos dar a nossa parcela de contribuição na formação do cidadão”.
Nesta parceria, o diretor do CEA, professor Eniceu Lisboa, cedeu o espaço físico e equipamentos. Já a Fundat manteve os instrutores, material didático e acompanhamento diário por parte dos técnicos da fundação.

PESQUISA DE MERCADO
A fundação resolveu oferecer o curso básico de informática para aqueles jovens, depois da realização de uma pesquisa de mercado. Na ocasião, ficou comprovado que aprender informática era o maior desejo profissional dos residentes no Conjunto Augusto Franco; Povoados Robalo, Mosqueiro e Areia Branca e bairro Coroa do Meio. Vale destacar que todos os participantes são oriundos de famílias de baixa renda e que, portanto, não tinham condições financeiras para efetuar o pagamento de um curso desse porte.
Para a coordenadora de Educação da Fundat, Maria José Santana Santos, a conclusão do curso representa para os 65 jovens a certeza de que eles já possuem uma ferramenta para competir junto ao mercado de trabalho. “O conhecimento é uma fonte inesgotável que está sempre próximo a nós. Basta apenas estarmos atentos para as oportunidades”, afirma a coordenadora. Ela lembrou ainda que esses jovens, a partir de agora, devem estar sempre de olho na vida, buscando a qualificação e especialização, para que possam gerir sua própria renda.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.