[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Em comemoração à Semana de Combate ao Fumo, promovida pela Unidade de Saúde da Família (USF) Ávila Nabuco, foi organizado na manhã de hoje, quarta-feira, o primeiro encontro das estagiárias de Serviço Social e Medicina com usuários da unidade. Promover ações educativas no combate ao fumo foi o objetivo do evento.

“Quisemos montar uma programação cuja qualidade e variedade de temas relativos ao tabaco pudesse ser explorada. Nesse sentido, não só fizemos outras atividades de contato entre funcionários e usuários como instituímos o dia ´D´, que é justamente hoje”, comentou a gerente da USF, Nancy Batista.

A primeira atividade desta quarta-feira consistiu em apresentação de slides explicativos sobre os efeitos do tabaco no corpo humano. A direção ficou por conta das estagiárias de Medicina e Serviço Social. Elas procuraram conscientizar os fumantes e demais presentes por meio de fotografias e dados estatísticos. Em uma tragada, por exemplo, são ingeridas cerca de 4720 substâncias maléficas. Dessas, 80 são cancerígenas.

Após a apresentação dos slides, foi exposto o depoimento de um ex-fumante. Maurício Monteiro parou com o cigarro há cerca de um ano. Segundo ele, “as melhoras foram visíveis, o pigarro era frequente e agora está mais controlado. Sugiro a todos os fumantes que parem de usar essa droga”, aconselha Monteiro, cujo incentivo dos familiares foi essencial para deixar de fumar.

Não apenas a saúde, o aspecto financeiro também foi frisado nas palestras de hoje. O dinheiro que é gasto na compra de maços de cigarro poderia ser aproveitado na aquisição de bens de consumo. Esse é o caso do motorista de táxi, Edgar da Silva. “Depois que parei de fumar consegui comprar várias coisas que queria. Lá em casa todo mundo se alegrou”, revela Silva.

Dando continuidade à programação da Semana de Combate ao Fumo, a Ávila Nabuco terá programação especial amanhã, quinta-feira. A odontóloga do Programa de Saúde da Família, Sandra Izabel, explanará sobre as doenças de cunho oral causadas pelo uso do tabaco.

USF Ávila Nabuco

A Unidade de Saúde da Família Ávila Nabuco pertence à terceira região da Atenção Básica e atende aos cidadãos do conjunto Médice e adjacências. Estima-se que cerca de 11 mil pessoas sejam beneficiadas com a USF, cuja localização se dá na rua ´O´ do Médice, s/n.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.