[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Momentos de diversão, alegria e muito companheirismo. Foi assim a tarde que os usuários dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) passaram ontem, 19, com a realização da I Gincana Inter Caps “Invadindo a sua praia” no Mirante da 13 de Julho. Uma realização da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) por meio da Rede de Saúde Mental de Aracaju.

“Eu tive de volta a minha liberdade quando eu conheci o Caps”, essa frase da usuária do Caps Liberdade Patrícia Reis exprime verdadeiramente o espírito da gincana. Segundo Sony Petris, supervisora do Programa de Saúde Mental esse evento teve como objetivo a inclusão social do portador de transtorno mental, muitas vezes discriminados pela sociedade.

“A gente achou que os Caps ficavam muito isolados, por isso achamos que deveríamos mostrar à população que todas essas pessoas com transtornos mentais são capazes de estar presente no espaço público”, disse Sony.

Houve uma participação massisa dos usuários na execução das tarefas. Desde o dia 26 de abril eles estavam empenhados em realizá-las. Fizeram trabalhos artesanais em massa de modelar, dançaram, cantaram, compuseram paródias musicais com o tema da inclusão social do portador de transtorno mental, contaram piadas, divulgaram o evento na imprensa local e o principal, se divertiram muito.

O vocalista da banda Reação, Junior Moziah, participou da gincana cantando uma paródia representando o Caps Vida (infantil), grande vencedor da gincana. Ele ficou deslumbrado com o evento. “A gente percebe que eles são tratados com amor, há um entrosamento familiar entre eles muito importante para o desenvolvimento das crianças”, falou Moziah.

A gincana foi em alusão ao Dia da Luta Antimanicomial comemorado no último dia 18. A Luta Antimanicomial é considerada de grande importância para a SMS. Por meio da Rede de Saúde Mental o município vem se empenhando na busca e execução de novas formas de conceber atendimento aos portadores de transtornos mentais. A implantação de serviços substitutivos a rede hospitalar, dos quais os Caps servem de grande exemplo, representam um marco na luta para a reforma psiquiátrica em Aracaju.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.