[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]“Cursos como esse oferecem dignidade, cidadania e a oportunidade para que os alunos construam sua própria independência”. Foi desta forma que o prefeito de Aracaju, Marcelo Déda, resumiu no início da noite de ontem os principais objetivos do curso profissionalizante de reaproveitamento de alimentos que formou mais 20 alunos hoje, numa parceria da prefeitura da cidade com a Ong Missão Criança Aracaju.

O projeto intitulado “Resgatando a Cidadania” é desenvolvido pelas duas instituições com recursos da Petrobras na Unidade Produtiva da Fundação Municipal do Trabalho (Fundat), no bairro Jardim Esperança, e faz parte das ações do programa Fome Zero, do Governo Federal.

“O curso oferece dois caminhos: no primeiro as pessoas aprendem a usar os alimentos com sabedoria para melhor aproveitar seus nutrientes e alimentar suas famílias com qualidade; no segundo elas têm a oportunidade para fazer disso sua profissão e melhorar de vida”, explicou o prefeito.

De acordo com ele, muitas vezes as ações de parceria que a prefeitura executa não recebem a notoriedade que merecem. “A prefeitura não é só obra, mas é também o trabalho social desenvolvido por todas as secretarias”, ressaltou.

Para a diretora executiva da Ong Missão Criança, Eliane Aquino, o principal é que os alunos consigam ampliar seus horizontes de futuro. “Nossa idéia não é só fazer com que vocês aprendam o que o curso ensina, mas que a partir dele ganhem independência”, ratificou.

Cooperativa

Os alunos que participaram do curso de reaproveitamento de alimentos durante dois meses são mães e familiares das crianças atendidas pela Missão Criança no projeto Recriando Caminhos dos mais variados bairros: Alto da Jaqueira, Cidade Nova, Santa Maria, Augusto Franco, Japãozinho e do próprio Jardim Esperança.

Com a conclusão das aulas, todos prometeram avançar na busca de seus objetivos. “Estamos muito animados com a possibilidade de criar uma cooperativa de trabalho”, falou em nome da turma Tatiana Andrade, 27 anos, moradora do Jardim Esperança. “A gente não pode parar por aqui. Nós temos que continuar!”, alertou.

Renata Simões e Jailda Santana, instrutoras do curso coordenado por Vera Souza, elogiaram o interesse dos alunos e desejaram sorte a todos eles. “Muitos cursos pagos não tem a qualidade do material oferecido aqui pela prefeitura e pela Missão Criança”, destacou Jailda.

Credpovo

O presidente da Fundat, Edson Caetano, participou da entrega dos certificados e explicou a todos os alunos sobre o funcionamento do Credpovo, um dos grandes instrumentos que a prefeitura disponibiliza em parceria com instituições financeiras para oferecer micro-crédito à população.

“Basta apresentar a carteira de identidade e o CPF para abrir uma conta em uma das agências do Banco Popular do Brasil espalhadas nos bairros de Aracaju para receber o cartão de saque em 15 dias. Os financiamentos ajudam as pessoas a abrirem seus próprios negócios e efetivamente adquirirem sua independência”, disse.

Novos cursos

Além do curso para reaproveitamento de alimentos, a Unidade Produtiva da Fundat no bairro Jardim Esperança oferece ainda cursos de luteria (confecção de instrumentos musicais como violões e guitarras). No mês de junho, 15 computadores serão instalados no local para que a comunidade local e adjacente possa participar de cursos de informática.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.