HUSE realiza mais de 20 mil atendimentos em julho
O Hospital de Urgência de Sergipe Governador João Alves Filho (HUSE) registrou um total de 20.013 atendimentos em julho deste ano. Segundo o relatório mensal de atividades, só o setor de Urgência/Emergência do hospital registrou 12.725 pessoas atendidas, o equivalente a 63,58% do total de atendimentos verificados no mês passado. Outros 4.331 pacientes foram atendidos no ambulatório oncológico e mais 1.575 na Radioterapia, incluindo consultas médicas, tratamentos quimioterápicos e sessões radioterápicas.
Do total de atendimentos na Urgência/Emergência, pouco mais de 7,1 mil foram feitos no Pronto-Socorro (PS) Adulto. Já o Centro de Trauma atendeu 3.350 pessoas. Juntos, o PS Adulto e o Trauma responderam por 82,59% dos pacientes atendidos no setor.
Em comparação a junho, o número de atendimentos na Urgência/Emergência do HUSE cresceu aproximadamente 7,5%. "O HUSE funciona com o sistema de vaga zero, de acordo com o que estabelece o Ministério da Saúde. Ou seja, por esta razão não pode deixar de acolher e nem atender a qualquer paciente que para cá é encaminhado", explicou a diretora técnica do hospital, Lycia Diniz.
De acordo com ela, é essencial que os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) saibam distinguir as atribuições dos governos municipais e estaduais na hora de buscar tratamento. "Muitas pessoas nem procuram a Atenção Básica e preferem vir direto ao HUSE. Muitos problemas podem ser resolvidos nas unidades de saúde dos municípios sem nem precisar chegar ao hospital, mas muita gente ainda nos procura sem passar por esta etapa", contou Lycia Diniz.
No Pronto-Socorro Infantil foram atendidas 1.617 crianças, enquanto na Ortopedia e no Ambulatório de Retorno foram registrados, respectivamente, 546 e 53 atendimentos. O relatório mensal do HUSE indica ainda que, em julho, a unidade registrou 1.382 internações, a maioria (724) encaminhada pelo PS Adulto e pelo Centro de Trauma (358).
Municípios
Do total de atendimentos gerais no Hospital de Urgência de Sergipe, incluindo as internações e as pessoas atendidas no Ambulatório Oncológico e na Radiologia, pouco mais de 37% foram feitos a pacientes de Aracaju (7.414).
Os municípios sergipanos de Nossa Senhora do Socorro (2.770), São Cristóvão (1.565) e São Cristóvão (785) foram os que mais encaminharam pacientes ao HUSE em junho. A maioria dos pacientes provenientes da Bahia veio dos municípios de Paripiranga (170), Rio Real (111), Pedro Alexandre e Jeremoabo, com 92 atendimentos cada.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- HUSE realiza mais de 20 mil atendimentos em julho – Foto: Márcio Garcez/Saúde