[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Cerca de 30 profissionais da saúde de diversas unidades da capital e do interior do Estado participaram nesta quinta-feira, 2, de uma oficina prática voltada à aplicação das técnicas de manejo da lactação, ou seja, o manuseio da mama para retirar o leite mais facilmente. A capacitação é uma das atividades elaboradas pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) para comemorar a Semana Mundial do Aleitamento Materno, que possegue até o dia 7.

Na Maternidade Hildete Falcão Baptista (MHFB), as participantes puderam aprimorar seus conhecimentos através das orientações da instrutora do Instituto Materno Infantil de Pernambuco (IMIP), Celina Lira. De acordo com ela, o treinamento aumenta a consciência dos profissionais da área sobre a importância de auxiliar as mães logo nos primeiros momentos após o parto. "A assistência especializada garante o sucesso do aleitamento porque transfere segurança às pacientes numa fase de muitas dúvidas", explicou Celina.

A proposta da área técnica de alimentação e vigilância nutricional da Secretaria é formar uma equipe capaz de multiplicar informações sobre o aleitamento materno nos municípios. A enfermeira Monalisa Almeida, que integra o Programa de Saúde da Família (PSF) de Lagarto, veio até a Aracaju para participar da atividade. "Com tudo que estou aprendendo, espero ajudar a melhorar o programa de pré-natal da minha cidade", disse.

As mães dos leitos visitados durante as aulas aprovaram a iniciativa do Estado de reforçar a prática da alimentação natural. Para a dona de casa Maria dos Santos, que já amamentou dois filhos e agora inicia a amamentação com o terceiro, nunca é tarde para aprender. "Eu achava que já sabia de tudo, mas algumas coisas ainda são novidades", avaliou.

Aleitamento e Saúde

A Semana Mundial do Aleitamento Materno, iniciada na última quarta-feira, 1º de agosto, envolve mais de 120 países com o objetivo de alertar sobre a importância de amamentar ainda na sala de parto. Por isso, o tema escolhido pela Aliança Mundial de Ação em Aleitamento Materno (WABA, sigla em inglês) para a "Semana" foi ‘Amamentação na primeira hora, proteção sem demora’.

A campanha pretende mostrar que o bebê precisa ser colocado para mamar no peito da mãe logo após o nascimento, ato que traz inúmeros benefícios para o desenvolvimento saudável dos recém-nascidos e a redução da mortalidade materna.

Clique aqui para saber mais sobre o aleitamento materno.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.