[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O Hospital Regional de Nossa da Glória, unidade gerida pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), através da Fundação Hospitalar de Saúde (FHS), vem se fortalecendo a cada dia como uma das principais unidades hospitalares de Sergipe. O hospital é referência para dez municípios que compõem a região do Alto Sertão sergipano. A unidade de saúde foi fruto de um investimento superior a R$9 milhões por parte do Governo do Estado e faz parte da política de interiorização dos serviços de saúde em Sergipe.

Somente entre janeiro e agosto de 2013 o hospital realizou 44.168 atendimentos. Além do atendimento de urgência e emergência no Pronto Socorro e partos, a unidade oferta exames de raio-X, eletrocardiograma (ECG), laboratoriais.  “Nesse período, a unidade realizou 967 exames de eletrocardiograma, 3.102 Raio-X e 18.691 exames laboratoriais, apenas até julho deste ano, e 658 partos de baixo risco”, contabilizou Gilvânia Freitas, superintendente da unidade. 

O Hospital de Nossa Senhora da Glória é um dos equipamentos que compõem a rede hospitalar Estadual, dando suporte ao Hospital de Urgências de Sergipe (Huse) e para a Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL).  “Esse hospital é muito importante para a conformação da rede hospitalar, pois ele dialoga com os demais hospitais para que os pacientes de menor complexidade daquela região sejam atendidos na unidade. Dessa forma evita que pacientes com problemas de menor complexidade sejam levados para a capital e, assim, o Huse fica mais focado nos casos de alta de complexidade, que é o papel dele na rede. Nessa mesma lógica, funciona a maternidade do Hospital de Glória. Quando realiza partos de baixo de risco na região, evita que a Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL) atenda casos de baixa complexidade”, disse Joélia Silva Santos, secretaria de Estado da Saúde.

Rede de Atenção à Saúde

Na região de Glória, foram construídas Clínicas de Saúde da Família, inclusive 24 Horas com leito de estabilização, e ainda foram implantadas Unidades de Pronto de Atendimento (UPA 24 horas), Bases Descentralizadas do Serviço de Atendimento Móvel às Urgências (SAMU 192 Sergipe) e Farmácia Popular. Ainda há um Centro de Especialidades Odontológicas em construção para ofertar tratamento odontológico especializado para a população.

Só em investimentos na parte estrutural, na região de Glória, o Governo do Estado destinou R$27.232.463,08 para construção de Clínicas de Saúde da Família, implantação de bases do Samu, reforma e ampliação de Hospital de Pequeno Porte, CSF 24 Horas e reforma e ampliação do Hospital Regional.
A regional de Glória integra: Canindé de São Francisco, Feira Nova, Gararu, Graccho Cardoso, Itabi, Monte Alegre, Nossa Senhora da Glória Nossa Senhora de Lourdes, Nossa Senhora Aparecida, Poço Redondo, São Miguel do Aleixo e Porto da Folha.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.