[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Os Hospitais Municipais da Zona Norte e da Zona Sul têm garantido ao público infantil do município assistência imediata para as necessidades de urgência e emergência. Em funcionamento há pouco mais de 10 meses, ambos já registram uma média de aproximadamente seis mil atendimentos por mês só a crianças, o que corresponde a mais de 30% de toda demanda dos dois hospitais.

No Hospital Municipal da Zona Norte Dr Nestor Piva, a população conta com um serviço moderno e resolutivo. A equipe é composta por oito médicos por plantão, sendo dois pediatras. No período das 15 às 21 horas, mais um pediatra é acrescentado à equipe. “A gente percebeu que a demanda tinha aumentado durante este período e passamos de dois para três pediatras de plantão”, explica o diretor do Hospital, Marcos Fonseca. Além dos pediatras, o quadro profissional da unidade conta com quatro clínicos, um cirurgião e um ortopedista. Além da equipe médica, um dentista, uma assistente social e mais a equipe de enfermagem garantem a resolutividade dos casos.

Atualmente, o hospital é responsável pela maior cobertura às necessidades de urgência e emergência no município, registrando uma média diária de 450 atendimentos, dos quais 30% são destinados a crianças. O hospital realiza ainda exames laboratoriais, Raio X e eletrocardiograma.

No Hospital Municipal da Zona Sul Des Fernando Franco, a assistência ao público infantil também é prioridade. A unidade registra em média 8 mil atendimentos por mês, dos quais aproximadamente 40% são destinados a crianças. “Nos meses de junho e julho, por conta do clima mais frio e do aumento de chuvas, nós sentimos um aumento considerável de atendimentos, ultrapassando a casa dos 9 mil”, comenta a diretora do Hospital Municipal da Zona Sul, Ivana Oliveira.

Antes do funcionamento do hospital, a população infantil da zona sul da capital contava apenas com os atendimentos de urgência do antigo Pronto-Atendimento (PA) do Augusto Franco. A unidade era composta por apenas um clínico e um pediatra e contava com uma estrutura menor, de pouca resolutividade e sem a presença de outros especialistas, muitos menos de exames laboratoriais, que tornam a investigação do problema mais detalhada.

Com o funcionamento dos dois hospitais, a Saúde Municipal equacionou de vez os serviços de pediatria no município. Atualmente, a população infantil, tanto da zona norte quanto da zona sul, conta com unidades modernas, equipadas com sala para acolhimento, consultório médico, posto de enfermagem, salas de aerosol, sutura, estabilização, medicação e observação, onde a criança pode permanecer por até 6 horas. Tudo com o padrão de logística da SMS, que garante salas climatizadas, poltronas confortáveis, banheiros adaptados, ampla sala de espera e um ambiente organizado estrategicamente para impedir tumultos e proporcionar melhores condições de trabalho para seus profissionais. Cada hospital é composto de 20 leitos para internação de até um dia – (Day Hospital) – e tem capacidade para realizar pequenas cirurgias de média complexidade.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.