[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Na noite da última sexta-feira, 28, o Iate Clube de Aracaju foi palco de uma grande e animada festa. O motivo da comemoração foi à entrega de 514 certificados de conclusão do ensino fundamental para jovens inseridos no Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem). O programa é desenvolvido pelo Governo Federal e implementado na capital sergipana pela Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), com integral apoio das Secretarias Municipais de Educação (Semed), de Assistência Social e Cidadania (Semasc) e pela Fundação Municipal do Trabalho (Fundat) e objetiva, além de concluir o ensino fundamental, preparar e inserir os jovens no mercado de trabalho e incentivar a participação do dia-a-dia na comunidade.

A secretária Municipal de Assistência Social, Rosária Rabelo, estesve no evento, e destacou a importância da participação da Semasc no projeto. “O Projovem é um programa que integra ações comunitárias com o ensino educacional, com certeza tem sido uma experiência positiva não só em Aracaju como em todo o Brasil, pois proporciona ao jovem uma formação integral”, explicou a secretária. “Além disso, existe uma importância singular de integração entre as secretarias de educação, assistência e do trabalho, mostrando que a intersetorialidade tem dado cada vez mais certo, com certeza este é um importante caminho para solucionar problemas sociais na sociedade”, completou.

Os jovens formandos, não esconderam a satisfação e alegria ao receber o certificado de conclusão. “Acho muito importante, porque muito jovens não tem oportunidade de concluir e o Projovem nos deu essa oportunidade, pretendo continuar estudando e fazendo cursos, estou muito feliz”, revelou Jaqueline Santana Santos, 22. Anarlene Rocha de Souza, 20, completou a opinião da colega, “Depois do Projovem, vai ser mais fácil de arranjar emprego, estou mais disponível para continuar meus estudos e tenho o sonho de ser empresária, trabalhar em uma coisa própria, estou radiante”, ressaltou.

Para muitos jovens que participaram do programa, o Projovem foi um grande divisor de águas e as mudanças já podem ser vistas. “O Projovem já mudou minha vida, logo de cara consegui um emprego, graças aos cursos oferecidos pelo programa, vou continuar estudando e abraçando minhas oportunidades, estou feliz demais”, destacou Alisson Francisco Bomfim, 19. Para Marcos das Mercês Santos Júnior, 20, o Prjovem abre novas expectativas. “Foi muito importante participar, porque finalmente eu consegui concluir e esta me ajudando a procurar um emprego e outras coisas, pretendo dar continuidade aos meus estudos”, disse. Tamires Santos Souza, 19, completou a opinião de Marcos, “Foi importante participar, agora tenho esperança de cursar uma faculdade”, ressaltou a jovem.

O evento contou com a participação de uma banda de música e um DJ, além disso, aconteceram muitas apresentações artísticas e humorísticas protagonizadas pelos alunos do Projovem. Também participaram da festa o Prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, a secretária municipal de Educação, Tereza Cristina, os secretários municipais Bosco Rolemberg (Governo), Fabiana Pinho (Gabinete); a deputada estadual Tânia Soares; os vereadores Fábio Henrique, Rosângela Vieira, Robson Viana e Valdir Santos; a presidente do Conselho Municipal de Educação, Maria de Lourdes; além de professores e coordenadores do Projovem, a quem o prefeito agradeceu a dedicação.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.