[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, assinou na manhã de hoje, terça-feira, a Ordem de Serviço para construção de 224 apartamentos no bairro Novo, ao lado do Santa Maria, na zona de expansão da capital. Na localidade, a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) está estruturando um imenso pólo habitacional que vai beneficiar centenas de famílias que vivem em moradias precárias na região.

A obra autorizada e iniciada hoje está orçada em R$ 4,7 milhões. Os recursos foram obtidos junto ao Governo Federal, com contrapartida da PMA. São 14 blocos com 16 apartamentos cada um. A empresa vencedora da licitação – Teccol Engenharia Ltda. – tem prazo de um ano para concluir os serviços.

Ao lado da área onde os blocos serão erguidos, estão sendo construídas 404 casas, cuja Ordem de Serviço foi assinada no final de agosto pelo prefeito Edvaldo Nogueira. A obra foi a primeira com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal, a ser iniciada no país.

“Além dessas 404 casas, vamos fazer mais 448 apartamentos. Hoje estamos autorizando 224. Vamos fazer também 559 casas com o dinheiro do PAC que foi repassado ontem para a Prefeitura de Aracaju pelo Governo Federal, por meio da Caixa Econômica, e pelo Governo do Estado. Tem também 250 residências que vamos fazer com recursos do Fundo de Garantia e mais essas 250 que já estão sendo construídas pela Petrobras, em parceria com a Prefeitura. Tudo isso vai culminar com a construção de quase 2.000 residências para a população do Santa Maria”, explicou o prefeito.

Para ele, o pólo habitacional será uma referência de inclusão social. “Vamos tirar famílias que moram em habitações precárias no Morro do Avião, invasões do Arrozal, do Santa Maria e do Gasoduto e colocá-las em casas e apartamentos dignos. Tudo aqui será bem estruturado e planejado pela Prefeitura de Aracaju”, destacou Edvaldo Nogueira, lembrando que as moradias serão entregues a custo zero para os cadastrados junto à Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc).

“Optamos por construir apartamentos porque a área já estava preenchida por casas de outros projetos, a exemplo do PAC e do programa de habitação da Petrobras. O terreno disponível não era tão grande. Pensando em beneficiar mais famílias, o prefeito decidiu fazer apartamentos, com toda a infra-estrutura. Inicialmente será feita a limpeza da área, depois a terraplanagem e a delimitação das quadras para começar a construção, como já está acontecendo no outro terreno”, detalhou o presidente da Empresa Municipal de Obras e Urbanização, Valmor Barbosa.

Parceria

Durante a cerimônia de assinatura da Ordem de Serviço, Edvaldo Nogueira ressaltou a importância da parceria entre a Prefeitura e os Governos Estadual e Federal. “Tudo isso só está sendo feito graças ao apoio que estamos tendo. Por isso quero agradecer ao governador Marcelo Déda e ao presidente Lula. Quero agradecer também aos técnicos e secretários da PMA e aos vereadores e deputados que têm ajudado a concretizar nosso projeto de governo, que tem como prioridade a melhoria da qualidade de vida dos mais necessitados”, apontou.

Para o presidente da Associação dos Moradores do Loteamento Marivan (Amovan), René Tavares, o esforço conjunto está trazendo benefícios inéditos para a população do Santa Maria. “Estamos muito satisfeitos e ansiosos também. As pessoas que hoje vivem nas encostas, na lama e em palafitas estão contando os dias para receber uma moradia digna”, contou.

Além de servidores e secretários municipais, também participaram da solenidade moradores do Santa Maria; alunos da Escola Municipal Laonte Gama; o secretário estadual de infra-estrutura, Osvaldo Nascimento, que representou o governador Marcelo Déda; o diretor de Crédito de Desenvolvimento do Banese, Edson Caetano; os vereadores Valdir Santos, Robson Viana e Evando Franca.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.