[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O III Módulo de Formação do Programa Escola Ativa em Sergipe, promovido pela Secretaria de Estado da Educação (Seed), prossegue nesta terça-feira, 3, no Hotel Real Classic, na orla de Atalaia, com palestras, debates e relatos de experiências. O evento teve início na última segunda-feira, 2, e segue até a próxima sexta-feira, 6. A Seed promoverá, ao longo de 2011, seis módulos de formação, visando garantir melhorias para a modalidade Educação do Campo.

Nesse módulo, os participantes são professores multiplicadores representantes de 51 municípios sergipanos e três diretorias regionais de educação (DREs): Lagarto (DRE 2), Itabaiana (DRE 3) e grande Aracaju (DRE 8). O tema desse módulo é Alfabetização e Letramento.

Dentro do tema escolhido para essa formação, a professora doutora da Universidade Federal de Sergipe, Maria Cristina Martins, fez uma palestra nesta terça-feira abordando “O Ensino Fundamental de 9 anos e as Classes Multisseriadas”.

Já a oficina está focada no tema Estratégias de Letramento.  A realização da oficina está sob a responsabilidade da técnica da Seed, professora Ticiana Mendonça.

Desafios

Em sua palestra, a professora Maria Cristina discorreu sobre a importância da realização dos módulos para a formação dos professores que atuam com o programa Escola Ativa na Educação do Campo. “Estamos sempre prontos para melhorar a Educação do Campo. Temos de preparar esses professores multiplicadores e, consequentemente, os que lidam diretamente com os alunos das turmas multisseriadas para os desafios”, disse.

De acordo com a palestrante, será necessário fazer entender que as especificidades da Educação do Campo são bem diferentes das encontradas na educação oferecida na zona urbana. “É sobre isto que trataremos”, disse.

Já a técnica da Seed, professora Ticiana Mendonça, informou que a oficina deste dia servirá para explicar sobre o Letramento e como ele é capaz de desenvolver a capacidade de compreensão do mundo. “Mesmo aquela pessoa que não sabe ler e escrever pode se tornar uma pessoa letrada. São as técnicas de interpretação que garantem o conhecimento”, explicou.

A professora multiplicadora Gilvanete dos Santos, representante do município de Japaratuba, disse que o programa Escola Ativa oferece recursos que podem estimular a aprendizagem dos alunos, mas ressaltou que nenhum recurso pedagógico trará benefício se o professor não for comprometido com o projeto.

Novas Técnicas

“Por isso acho importante a realização desses módulos. Aqui a gente aprende técnica novas, discute ideias e depois repassa aos professores das nossas escolas”, disse a multiplicadora. Ela informou que na zona rural de Japaratuba existem 12 escolas que oferecem turmas multisseriadas e o programa Escola Ativa.

A representante da DRE 8 no III Módulo de Formação, a técnica Elizabeth Freitas, disse que o programa está presente em escolas rurais dos municípios de Nossa Senhora do Socorro e São Cristóvão, dois dos oito municípios do estado que integram essa  regional de educação.

“O Escola Ativa está em povoados de difícil acesso, como o ‘Chica’, em São Cristóvão, na Escola Estadual Capitão Manoel Batista. Também está na Escola Rural do Assentamento Paulo Freire, em Nossa Senhora do Socorro”, informou.

Elizabete disse que a iniciativa foi de grande importância. “O material do programa Escola Ativa é muito rico e fica na escola. Isso possibilita aos professores dinamizarem as aulas sem precisar sair da localidade para adquirir outros recursos”, explicou Elizabeth.

Programação

A representante da Educação do Campo na Seed, Flávia Cristina Santos, explicou que a formação prossegue nesta quarta-feira, 4, a partir das 8h30, com uma mesa-redonda sobre “A Contribuição das Histórias na Formação da Subjetividade e o Processo de Ensino- Aprendizagem”.
Contação de história, debate e oficina sobre gêneros textuais em sala de aula completam a programação do dia que se encerra às 17h30.

Já na quinta-feira, 5, a programação consta de filme, palestra, debate, relato de experiência e oficina. Na sexta-feira, 6, último dia do evento, os professores multiplicadores participarão de socialização da Formação do Módulo II nos municípios; encaminhamentos para a Formação do Módulo III; e execução de relatórios de Formação e Avaliação. Nesse dia o encerramento dos trabalhos está previsto para as 13h30.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.