[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Prefeitos do Semiárido sergipano e representantes de comissões municipais pelos direitos da infância e adolescência participaram, na manhã desta quarta-feira, 4, do 1º encontro do Selo Unicef Município Aprovado Edição 2009-2012. O evento contou com a participação do coordenador do Unicef para Sergipe e Bahia, Ruy Pavan, dos secretários de Estado da Inclusão Social, Eliane Aquino; da Educação, Belivaldo Chagas; e do interino da Cultura, Marcelo Rangel.

Segundo Ruy Pavan, o encontro foi solicitado pelas Comissões Municipais Pró-Selo. “O ano de 2011 será crucial para avanços no alcance dos objetivos do Selo e da pontuação necessária para o recebimento da certificação do Unicef em 2012, especialmente no tocante a temas como educação contextualizada, esporte e cultura”, enfatizou.

A secretária de Estado da Inclusão Social, Eliane Aquino, pontuou que o Governo do Estado é um grande entusiasta do Selo Unicef porque sabe de sua importância na erradicação da extrema pobreza no país.”O Censo 2010 mostra que 8,6% da população brasileira é extremamente pobre, com renda per capita de até R$ 70 . Em Sergipe, 311 mil pessoas vivem nessas condições, muitos ainda sem documentos e sem inclusão nos programas sociais do Governo Federal. Precisamos dos municípios, através do Selo Unicef, para nos ajudar a encontrar essas pessoas”, disse.

Eliane enfatizou ainda que o Governo levará a ação ‘Direito ao Esporte Seguro e Inclusivo’ aos municípios do semiárido sergipano, juntamente com a Unicef. Os primeiros passos para que isso aconteça foram dados nesta terça-feira, 3, numa reunião realizada na Seides com a participação de Ruy Pavan e do secretário de Estado do Esporte e Lazer (Seel), Maurício Pimentel.

Prefeitos

Os prefeitos presentes ressaltaram a importância do Selo Unicef em seus municípios. ““Ribeirópolis já foi contemplada com o Selo há dois anos. Lutamos para melhorar os índices a cada ano e pretendemos ganhar mais uma vez o Selo”, disse a prefeita da cidade, Uíta Barreto”.

O 1° encontro do Selo em 2011 é uma promoção do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), com o apoio do Comitê Gestor Estadual do Pacto Nacional ‘Um mundo para a criança e o adolescente do Semiárido’ e o Centro Dom José Brandão de Castro (CDJBC), entidade parceira do Unicef na implementação do Selo em Sergipe.

Baú de Leitura

Durante o encontro, Mateus de Jesus, de 12 anos, estudante da Escola Municipal  Dom José Thomáz, no povoado Rio das Pedras, em Itabaiana, narrou um texto descritivo que escreveu sobre a Serra de Itabaiana. O garoto já participou do Projeto Baú de Leitura, iniciativa pedagógica criada pelo Unicef com a finalidade de difundir práticas de leitura lúdica e prazerosa para crianças.”Ano passado apresentei um literatura de cordel sobre o mal que as drogas fazem aos jovens. Todos gostaram muito do meu texto. Tenho muito prazer de ler e escrever, a minha preferência é pelas aulas de português e o Baú de Leitura me fez gostar cada vez mais. Hoje falei sobre o lugar que acho lindo em meu município, a Serra de Itabaiana”, explicou.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.