[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

No último sábado, 30, em todo território nacional, foi realizado o dia ‘D’ da 13ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, a gripe. Em Sergipe, a solenidade de abertura da data em que os profissionais de saúde trabalham em horário extra para imunizar a população foi na Clínica de Saúde da Família (CSF) Augusto César Leite Franco, em Nossa Senhora do Socorro.

A campanha de vacinação contra a gripe teve início no último dia 25 e segue até o dia 13 de maio. O público-alvo são as crianças maiores de seis meses e menores de dois anos, gestantes, profissionais de saúde, indígenas e idosos. Para atender a demanda em Sergipe, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) redistribuiu doses de vacinas para Unidades Básicas de Saúde (UBS) em todo Estado. “Um total de 350 Unidades Básicas de Saúde (UBS) receberam 300 mil doses da vacina e envolveu três mil profissionais da Atenção Básica dos 75 municípios”, disse Sândala Teles, coordenadora do Programa Estadual de Imunização.   

O secretário de Estado da Saúde, Antônio Carlos Guimarães, ressaltou a importância da campanha de vacinação contra a gripe como um fator para evitar complicações causadas pela doença. “Esse movimento que o SUS faz para disponibilizar a vacina é uma das principais ações de proteção à saúde das pessoas. Essa doença pode incapacitar as pessoas por um determinado tempo e pode levá-las a internação com problemas mais graves”, disse.

Desde o início da manhã chuvosa do último sábado, idosos, crianças e gestantes chegavam CSF Augusto César Leite Franco para receberem a dose da vacina e assim evitar gripe.  Éricka Duque dos Santos não se intimidou com a chuva e vento frio, acordou cedo pegou o pequeno Douglas de Jesus Santos, de apenas um ano e cinco meses, foi até a clínica onde estava acontecendo a vacinação. “Meu filho já ficou gripado uma vez e teve inflamação na garganta. Para eu não ter que levá-lo ao hospital de novo, vim até aqui vaciná-lo”, disse a mãe do menino.

Já Cícero Gomes, de 60 anos, não tinha se programado para tomar a vacina naquele dia, mas para não deixar para última hora, resolveu tomar a vacina no sábado. “Eu estava passando por aqui e vi toda essa movimentação quando resolvi entrar. Não tive gripe este ano e nem quero ter, por isso, resolvi tomar logo minha dose”, justificou sabiamente.

Dados da vacinação

Segundo informações do Programa Nacional de Imunização, do Ministério da Saúde (MS), até o momento foram aplicadas 18.013 doses em crianças, 8.190 em trabalhadores de saúde, 8.478 em gestantes, 27 em indígenas e 43.563 em idosos. “Os dados mudam a todo instante, pois os municípios estão constantemente atualizando o sistema de acordo com andamento da campanha de vacinação”, disse a coordenadora do Programa Estadual de Imunização, Sândala Teles.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.