[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Para garantir o bom funcionamento do serviço prestado aos usuários de ônibus do transporte coletivo de passageiros, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) mantém um trabalho cotidiano de fiscalização realizado por 27 operadores de terminais e 65 pesquisadores. Identificados por coletes verdes e vermelhos respectivamente, esses profissionais são responsáveis diretos pela fiscalização dos sete pontos de integração da cidade e pelo primeiro atendimento aos seus freqüentadores.

Segundo o diretor de transportes públicos da SMTT, César Rocha, os fiscais de terminais atuam na coleta de dados operacionais quantitativos, que dizem respeito à contagem do número de viagens realizadas e de ônibus em circulação nas linhas, bem como dos dados qualitativos, quanto aos intervalos entre as viagens, atrasos, tempo de espera do usuário, demanda, lotação, além de entrevista com o usuário para conhecer suas necessidades.

Além deles, a SMTT conta também com equipes móveis de fiscalização. “São quatro fiscais que atuam nas garagens das empresas de ônibus, conferindo as catracas dos veículos durante a noite. Além deles, há mais quatro monitores, que fazem o trabalho maior de coordenação geral de todo o trabalho de fiscalização nos finais de linha de alguns bairros (Augusto Franco, Bugio, Marcos Freire I e II e Fernando Collor), se deslocando entre os bairros conforme a necessidade”, informou o diretor.

Há ainda mais um fiscal responsável pela vistoria obrigatória da carroceria dos veículos, realizada uma vez a cada semestre em todos os ônibus que circulam na cidade. Um trabalho árduo para dar conta de 434 ônibus, veículos com idade média de 8 anos. Eles realizam ainda vistorias induzidas, que podem ocorrer a qualquer tempo em decorrência de reclamação de algum usuário, que recebe uma cópia do relatório de fiscalização.

Esse mesmo trabalho de fiscalização é realizado também para o serviço de táxi da cidade, nos 2.080 veículos registrados. Nesse setor atuam outros 19 fiscais nos pontos terminais de parada, inclusive para o serviço de lotação. Além disso, eles controlam as ´praças´, evitando confrontos entre as modalidades existentes (radiotáxi, bandeirinha e lotação) e disciplinando a convivência entre eles. Outra função exercida é a inspeção da aferição do Inmetro nos taxímetros dos veículos.

Garantindo a qualidade do serviço

No trabalho diário, esses profissionais buscam manter a qualidade do serviço e o respeito ao usuário. Para isso, eles possuem certos poderes que visam coibir abusos, previstos na regulamentação do Serviço de Transporte Coletivo de Passageiros Urbano como por exemplo, no caso dos ônibus, multar, recolher o veículo que apresente alguma irregularidade, como estar sujo, orientar motoristas em procedimentos inadequados, entre outros.

As possíveis irregularidades observadas pelos fiscais são informadas através do auto de infração que segue para a empresa, que tem o prazo de 15 dias para defesa. Se não for acatada, recebe uma notificação e multa, com direito de recorrer ao conselho de administração. No entanto, o serviço mais recorrente é o atendimento ao usuário, prestando informações, orientações, atendimento aos Portadores de Necessidades Especiais e atendimento as reclamações.

Esse fato é confirmado pelo pesquisador estagiário Marcos César Correia, há seis meses atuando no Terminal do DIA, o de maior fluxo de veículos. “Nós controlamos os horários dos ônibus, mas o que a gente mais faz é dar muita informação ao usuário. As pessoas pedem todo tipo de informação, até endereços de órgãos, por exemplo, e quando a gente sabe a gente informa”, contou.

Para a passageira Gleide Selma da Conceição, o trabalho dos fiscais é fundamental. “É muito importante porque eles ensinam muitas pessoas que vem do interior e não sabem qual ônibus pegar. E sempre tem um fiscal para informar, todo dia eles estão aqui atendendo bem todo mundo”, elogiou a usuária.

Ouvidoria da SMTT

Além do atendimento direto dos fiscais, o usuário pode participar na melhoria do serviço de transporte público, através da Ouvidoria SMTT, que atende das 7 às 18 horas através dos seguintes contatos: (79) 3249-4646 / ouvidoria@aracaju.se.gov.br ou na sede da Superintendência. Esse recurso permite ao cidadão aracajuano informar ao órgão sobre o que está fisicamente defeituoso no serviço, tirar dúvidas, dar sugestões, fazer reclamações, solicitar serviços e ainda, caso seja desrespeitado, ter seu direito assegurado.

O usuário pode participar ainda pelo Fala Cidadão, através de carta, e-mail ou urnas espalhadas pela cidade. Para atender todas as ocorrências, a Ouvidoria recebe e registra cada caso e o encaminha para o setor responsável. Nas reclamações para as empresas de ônibus, a Diretoria de Transportes da SMTT convoca a empresa a responder pela sua infração e o usuário é informado sobre o andamento da solicitação e das providências tomadas através de telefonemas, e-mails ou correspondências via correio.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

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