[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Após vários eventos que comemoraram o aniversário de 150 anos de Aracaju, a programação que festeja a data prossegue até o dia 31 deste mês. Desde 1º de março a cidade celebra o sesquicentenário da capital, mas já na virada de 2005 os 150 anos de Aracaju já eram comemorados. Eventos que ocorreram no início do ano como o Pré-Caju 2005 foram dedicados também ao sesquicentenário. Depois de atividades intelectuais, religiosas, cívicas, esportivas, culturais, festivas e infantis, a vasta programação contempla ainda exposições e lançamento de livros.

Nesse período, a cidade pôde acompanhar e participar de inaugurações, encontros de corais, exposições, seminários, caminhadas, do reparte do bolo de 150 metros e de grandes shows, como os que marcaram o dia 17 de março. A banda Cidade Negra, a cantora Daniela Mercury e o cantor Leonardo levaram para a praça de eventos Hilton Lopes, nos mercados centrais, uma multidão que chegou a 200 mil pessoas. Além de shows, a Prefeitura de Aracaju promoveu comemorações que irão ficar na história, como por exemplo, o Bosque do Sesquicentenário, onde 150 pessoas plantaram árvores da mata atlântica no Parque da Sementeira. “Daqui a uns 20 ou 30 anos, nossos filhos e netos poderão brincar neste bosque que estará frondoso”, ressaltou o prefeito Marcelo Déda.

O dia 17, o mais extenso, contou ainda com uma barqueata no rio Sergipe, com a entrega formal da Medalha Comemorativa Versão Ouro ao Museu Histórico em São Cristóvão, com a 22ª Corrida da Cidade, entre outros eventos. No dia seguinte, o presidente da República Luís Inácio Lula da Silva esteve presente na cidade e fez parte da festa entregando imóveis do Programa de Arrendamento Residencial (PAR), inaugurando obras e firmando convênios em benefício do povo de Aracaju.

Exposições
Dia 28, a Associação Comercial de Sergipe irá abrigar a Exposição de Acervo Fotográfico sobre Aracaju. No dia seguinte, será a aberta a Exposição “A Cidade vista por seus pintores”, na galeria Álvaro Santos. Finalizando a programação oficial no dia 31, uma Exposição de fotos e o lançamento do livro “Ponte do Imperador”, de Ana Maria Medina ocorrerão na própria Ponte do Imperador.

Hoje, no final da tarde, a prefeitura promove no Iate Clube de Aracaju a solenidade de entrega das Comendas da Ordem do Mérito Serigy e da Medalha Cultural Ignácio Barbosa referentes a 2005. Outra atividade será a entrega da Medalha Comemorativa dos 150 anos, cunhada pela Casa da Moeda, aos ex-prefeitos de Aracaju e aos vereadores, além do lançamento do Carimbo dos Correios Comemorativo ao Sesquicentenário. Na ocasião, a chefe de cerimonial da Prefeitura de Aracaju, Ana Medina, estará lançando o livro Memória da Ordem do Mérito Serigy.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.