[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à capital sergipana nesse último dia 18, em comemoração ao sesquicentenário de Aracaju, foi marcada pela assinatura de importantes convênios sociais com a Prefeitura Municipal, sobretudo na área de saúde. Esses convênios beneficiarão quatro bairros com a construção das novas Unidades de Saúde da Família, além da construção de um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) na zona Norte e de um Pronto Socorro na zona Sul.

As novas unidades já têm destino certo. Os bairros Robalo, Getúlio Vargas, Augusto Franco e Soledade terão em breve o funcionamento de serviços de Saúde na área de Atenção Básica.

No bairro Soledade, a construção já teve início e passará a atender uma média de dez mil pessoas, número referente à quantidade de moradores na área. Até então, os atendimentos prestados pela unidade Carlos Hardmam Cortes, na Soledade, estavam restritos a um prédio de pequeno espaço físico, o que dificultava a ação da equipe de saúde na unidade. Para Cristiane Carvalho, supervisora da 4º região de saúde do município, a construção da nova unidade possibilitará uma grande ampliação nos serviços prestados à comunidade. Isso porque, após a sua construção passará a ser composta de no mínimo quatro equipes de saúde da família.

No Augusto Franco, além da construção de uma nova USF, também foi anunciada a construção do Pronto Socorro Municipal da zona Sul. Trata-se de um hospital de urgências e emergências médicas no local onde funciona o atual Pronto Atendimento do Augusto Franco. Para construção do novo PS, o Ministério da Saúde está disponibilizando R$ 800.000,00. Os demais R$ 91.630,15 são de recursos próprios da prefeitura e a obra tem um prazo de execução de 180 dias.

Esses novos convênios firmados entre o Ministério da Saúde e a Prefeitura Municipal de Aracaju estão inseridos numa política de Qualificação de Atenção à Saúde do Sistema Único de Saúde (Qualisus). Aracaju foi a quarta capital a ser contemplada com o Qualisus e o motivo dos investimentos na capital sergipana foi bem ressaltado pelo ministro da saúde Humberto Costa: “Aracaju e Curitiba têm hoje os dois melhores sistemas públicos de saúde do Brasil”, disse ele.

Em função do Qualisus, o município de Aracaju desenvolveu e implantou, em parceria com o Ministério da Saúde, um sistema de regulação de consultas e exames utilizando o cartão SUS. Esse mecanismo permite fazer o agendamento dos procedimentos já diferenciando o que é Urgência e não-urgência.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.