[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Será realizada na próxima sexta-feira, dia 28, a partir das 19 horas, no Iate Clube de Aracaju, a festa de formatura da segunda turma do Programa Nacional de Inclusão de Jovem em Aracaju (ProJovem/Aracaju). O programa visa a conclusão do Ensino Fundamental de jovens com idade entre 18 e 24 anos, em 12 meses, oferecendo, além das matérias regulares, cursos técnicos profissionalizantes e aulas práticas de cidadania.

Desta segunda turma foram aprovados 90% dos alunos que realizaram o exame final de avaliação, um número considerado excelente pela coordenação geral. A festa será um momento da concretização de um sonho: o de concluir a 8ª série, poder seguir no estudo regular e ter algum tipo de qualificação que o insira no mercado de trabalho.

Ao todo, 514 jovens estarão se formando nesta segunda turma. A primeira formatura aconteceu em março deste ano, no Espaço Emes, quando cerca de 700 jovens receberam sua diplomação do ensino fundamental. “Estamos organizando uma festa para ficar na história desses jovens, pois merecem tudo o que o comitê gestor e a Secretaria Municipal da Educação vem fazendo ao longo do curso e este momento de vitória não poderia ser diferente”, comentou Maria do Socorro Lobato Miranda, coordenadora municipal da Ação Social do programa na capital.

Dentro da programação oficial haverá apresentações culturais produzidas pelos próprios formandos. “Vão mostrar ações de música e dança, além de depoimentos de jovens que conseguiram finalizar o curso. Será uma noite bonita que terá como personagens principais os próprios alunos”, falou Maria do Socorro.

A coordenadora municipal da Ação Social disse ainda que foram 12 meses de muito trabalho e dedicação, ação que fora iniciada, muitas vezes, com boa parte dos alunos sem perspectivas, quadro modificado com uma aprovação cheia de notas boas, ou seja, com um verdadeiro louvor, o que para Socorro, é a prova de que há possibilidade dos jovens que estão afastados da escolas. “Eles agarram com força e responsabilidade a possibilidade de retornar para a vida de estudos. Por isso, tudo o que estamos preparando para celebrar esse momento está valendo à pena”, frisou Maria do Socorro.

O excelente resultado obtido com a aprovação de 514 alunos é o fruto de um trabalho desenvolvido pelo Governo Federal em parceria com a Prefeitura de Aracaju através da Secretaria Municipal da Educação (Semed), da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc), Secretaria de Governo e da Fundação Municipal do Trabalho (Fundat). Também é fruto dos integrantes da coordenação local, dos professores do ProJovem e das entidades parceiras, o Senai e o Senac.

Nova chance

Para quem não foi aprovado neste exame final ou não pôde realizar a prova, será realizado uma segunda chamada, com data ainda a ser definida pela Coordenação Nacional do Programa. “Esse percentual de 90% de aprovados ainda pode crescer, porque infelizmente alguns alunos perderam a data de realização das provas, ou por algum motivo não alcançaram a média necessária. Para estes será dada uma nova oportunidade, uma segunda chamada, cuja data ainda vai ser definida pela coordenação. Com isso, quase 200 novos alunos também poderão conseguir média para aprovação”, ressaltou Maria do Socorro.

A terceira turma do Programa Nacional de Inclusão de Jovens em Aracaju já está sendo formada. Quem realizou a inscrição deve ficar atento para o prazo de realização das matrículas. Aqueles que confirmaram a inscrição feita através de telefone devem comparecer ao Centro Municipal de Aperfeiçoamento de Recursos Humanos Professor Fernando Lins de Carvalho (Cemarh), localizado na Rua Carlos Correia, no bairro Siqueira Campos, até o dia 17 de outubro. Os inscritos estão recebendo em casa uma carta com explicações sobre a documentação necessária para a matrícula no ProJovem.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.