[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A Prefeitura de Aracaju executa diariamente a retirada de faixas indevidas na capital, por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb). Só no ano passado, mais de seis mil faixas foram retiradas das ruas e avenidas de Aracaju. As faixas espalhadas sem a autorização da Diretoria de Espaços Públicos prejudicam visualmente a cidade e comprometem inclusive o bom andamento do trânsito.

Muitas pessoas encomendam faixas e estendem na sua rua, ou em outros pontos da cidade, sem saber que há normas e procedimentos que devem ser adotados por aqueles que desejam se utilizar desse espaço informativo. De acordo com o coordenador de fiscalização da Emsurb, Daniel Lessa, a PMA permite apenas a colocação de faixas de cunho educacional, político e religioso. “As pessoas que desejarem colocar uma faixa devem por meio de ofício fazer a solicitação, informando no mesmo o texto que será divulgado, o local e onde a faixa ficará e o período que deseja colocar”, informa.

O coordenador acrescenta ainda que por meio da solicitação à Emsurb pode dar a autorização ou não da colocação das faixas. “Muitas vezes os locais solicitados para colocação das faixas não são adequados. Quando isso acontece a Diretoria de Espaços Público indica os locais apropriados, que geralmente são as esquinas das praças e locais onde não tragam riscos para o trânsito. Isso porque o material das faixas é de pouca resistência e acaba obstruindo a visualização dos motoristas”, argumenta.

Uma equipe de cinco fiscais e um caminhão da Emsurb percorrem diariamente a cidade. “A nossa equipe identifica as faixas espalhadas aleatoriamente e imediatamente retira, mas no mesmo dia elas voltam. Esse é um trabalho muito difícil, porque falta a consciência por parte dos que comentem essa infração que está na Lei 1.721 do artigo 11°”, enfatiza Daniel Lessa.

Em alguns períodos do ano há uma concentração maior de faixas colocadas aleatoriamente. “Principalmente nas épocas que são divulgados os resultados do vestibular, o número de faixas chega a aumentar em 100%”, ressalta Lessa. Os cidadãos que tiverem interesse de colocar uma faixa na cidade podem entrar em contato com a Diretoria de Espaços Públicos (Emsurb) pelo telefone (79) 3179-7012 e encaminhar seu oficio.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.