Escolas municipais realizam discussões sobre meio ambiente
Os alunos da 5ª à 8ª séries da Emef. Olga Benário, localizada no bairro Santos Dumont, passaram a manhã concentrados na área recreativa da unidade escolar. A atenção ficou presa à seqüência de coreografias e peças teatrais apresentadas através do musical “Tributo a Terra”, composto por canções de Toquinho, Caetano Veloso e outros artistas, cujas mensagens enalteceram os problemas ligados ao Meio Ambiente.
“Participei voluntariamente da proposta feita pelos professores, para organizar um musical que trouxesse algo de proveitoso para os alunos e que focasse a preservação da natureza. Tenho consciência de que se não abrirmos nossos olhos para os problemas que acontecem, principalmente no nosso bairro, a exemplo da extinção das espécies dos manguezais, ficaremos sem defesa, pois a natureza representa a vida”, salientou a jovem estudante da 5ª série, Maria Eduarda Barros.
Sob a orientação das professoras de Geografia, Artes e Ciências da escola, durante quinze dias os alunos mantiveram-se envolvidos em pesquisas relacionadas à extinção dos animais silvestres, a poluição das águas e aos ecossistemas sergipanos, como a restinga, a caatinga e a Mata Atlântica. Nesse período, as turmas foram também conduzidas na elaboração de cartazes que abordassem as responsabilidades sociais que devem ser desempenhadas ao longo de um ano, a fim de melhorar a qualidade de vida tanto na escola, quanto na comunidade.
“De acordo com a ‘Carta das Responsabilidades’, aplicada pelo MEC para a realização da conferência nas escolas, nos foi estabelecido que deveríamos fortalecer a educação ambiental entre os alunos, de forma a motivar uma geração de jovens interessados nas questões sócio-ambientais e no respeito à diversidade étnico-racial”, explicou a professora de Geografia, Mércia Carmelita Chagas.
A programação foi concluída com a manifestação dos estudantes, que divididos em turmas, puderam descrever suas próprias responsabilidades. De acordo com o corpo de jurados, que foi composto por educadores, as propostas que ganharam mais importância foram as que abrangeram as visitas aos principais ecossistemas da redondeza, os protestos em favor da defesa do meio ambiente, e a promoção de eventos de caráter educativo.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]