[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]As chuvas torrenciais destes últimos três dias têm deixado em alerta a Diretoria de Operações da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), através das Gerências de Áreas Verdes e de Limpeza Urbana, no sentido de atender os casos de emergência.

Pouco depois das 9 horas da manhã desta quarta, 4, uma das equipes de Podação da Emsurb já havia retirado duas árvores de grande porte da praça do Largo do radioamador, nas proximidades do Cotinguiba Esporte Clube, zona Sul da cidade.

Segundo informações do gerente de áreas Verdes da Emsurb, Francisco Ney Maia, as duas árvores tombaram pelo peso e pela ação dos ventos e ocuparam uma grande área da praça. “Recebemos a informação logo cedo e mobilizamos uma equipa para a retirada da árvore, que tombou ainda na raiz. A algaroba tem cerca de 10m de altura e uma copa de cerca de 6m de diâmetro. A outra árvore foi uma amendoeira de cerca de 6m de altura e copa entre 4m ou 5m de diâmetro”, explicou, acrescentando que outras árvores na mesma praça serão analisadas pelo técnico para verificar se há algum risco de novos desabamentos.

A Gerência de Áreas Verdes está em alerta não só para atender emergências, mas também está verificando vários pontos da cidade no sentido de evitar tombamento de árvores. “Estamos fazendo uma avaliação criteriosa das árvores que apresentem risco de cair. Para estas, podamos os galhos para reduzir a copa e com isso reduzir também o peso e o risco de tombamento”.

A Gerência de Limpeza Urbana da Emsurb também está em alerta diante das chuvas dos últimos dias. Pelas informações do setor, embora o volume de precipitações seja superior à capacidade de escoamento no imediato momento da chuva, o trabalho em conjunto com a Emurb na limpeza de canais e da rede de drenagem se mostra satisfatório, pela agilidade no esgotamento da água assim que cessa a chuva.

“Estamos com equipes para fazer a limpeza dos pontos críticos, como a avenida Euclides Figueiredo, por conta do deslizamento das encostas do Morro do Urubu, assim como estamos direcionando equipes para efetuar o recolhimento de sacolas de lixo, garrafas Pet e outros objetos que obstruem o escoamento da água em alguns canais”, informou o diretor de Operações da Emsurb, Gilson Ramos.

Além deste serviço, Gilson Ramos informou que as equipes de mutirão – como as localizadas hoje no bairro América e no conjunto Santa Tereza – estão reforçando a limpeza das áreas afetadas. “Recomendamos também que as equipes abram as boca-de-lobo e recolham o lixo e a lama carreada pela chuva. É um complemento das ações da Emurb na cidade”.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.