[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

 

Fonte: Conversa afiada

A avaliação que os adolescentes fazem de sua escola é categórica: o atual modelo de ensino está muito longe do desejável. Em uma pesquisa da CPM Market Research com 3.206 alunos de 2º grau de S. Paulo, nada menos que 83% dos entrevistados pedem que "se reinvente a forma como as aulas são dadas".
Personagem mais importante do processo educativo e elo central entre o estudante e a escola, o professor é frequentemente mal-remunerado e mal-qualificado. Não é de estranhar-se que ultimamente os educadores venham sendo retratados pela mídia basicamente de duas formas: como vítimas do sistema ou como heróis dispostos aos piores sacrifícios para poder trabalhar.

Pouco espaço se dá àqueles mestres que buscam alternativas viáveis para tornar o ensino mais estimulante. E eles existem: multiplicam-se no País experiências criativas que valorizam a interação entre as diferentes disciplinas e utilizam temas atuais, nos diversos níveis de ensino.

Os adolescentes criticam

A pesquisa realizada pela CPM também detectou os principais desejos e insatisfações dos adolescentes para com a escola e os professores

  • 79% gostariam que a escola oferecesse atividades diferentes, como teatro, dança e música.
  • 79% acreditam que as matérias deveriam ser exemplificadas com "coisas do dia-a-dia".
  • 77% acham que os professores deveriam aprender mais sobre comunicação – saber como falar, atrair a atenção, ser objetivo – para poder dar aula direito.
  • 68% acham que existem matérias que não vão servir pra nada.
  • 67% gostariam de dar opinião sobre a forma como as aulas são conduzidas.
  • 50% queriam pensar mais a respeito do que é ensinado, e que não viesse tudo pronto.


>> Perigo:
26 em cada 100 estudantes acham que "a maioria dos professores?? não se preocupa se os alunos estão aprendendo.

Fale com a CPM para mais detalhes: (011) 883-4800.


Sugestão de pauta

>> O que os adolescentes pensam a respeito de seus professores e dos sistemas de ensino?
>> O que falta aos professores para sua melhor qualificação?
>> Assistir a aula de um professor que vem desenvolvendo maneiras criativas e dinâmicas de ensinar é sempre um bom material.
>> Na Secretaria de Educação, quais os programas de qualificação e valorização dos professores?
>> O que pensam os especialistas em educação sobre os desafios que diariamente o professor enfrenta ao trabalhar com uma turma formada por adolescentes?
>> Quais as idéias inovadoras que os bons sites sobre educação estão oferecendo para o professor?



 
Um prêmio para o Professor

Um bom gancho para sua pauta: a consciência de que a capacitação dos professores, mais do que qualquer outra medida, é fundamental para que se ofereça uma boa educação, estimulou o lançamento do Prêmio Victor Civita Professor Nota 10. Seu principal objetivo é reconhecer e disseminar experiências pedagógicas consistentes que, reaplicadas por professores de qualquer lugar do País, poderão contribuir para que os alunos aprendam melhor. A entrega da primeira edição do Prêmio será em 15 de outubro, Dia do Professor, na sede da Fundação Victor Civita, em São Paulo.

Informações sobre o Prêmio:
(061) 322-6508 com Ana Sá, Carla Perdiz ou Humberto Resende.

  Educadores criativos

Por todo Brasil, iniciativas de professores ligados nas questões cotidianas dos alunos alcançam ótimos resultados, nas mais diferentes áreas.

Confira mais de 50 experiências criativas, com nomes e fones para contato:

Visite nosso Banco de Projetos Sociais


O Professor na Internet

Multiplicam-se na rede excelentes sites dedicados à educação e à capacitação de professores:

Aprendiz do Futuro
Editora Moderna On Line
Estadão na Escola
EscolaNet
Bionline

O Bom Professor

Estudantes e especialistas apontam as principais características do bom educador:

>> É dedicado e tem interesse pelo aprendizado do aluno.
>> É criativo na preparação e execução das aulas.
>> Considera a realidade do aluno no processo de aprendizagem.
>> Procura sempre mostrar a aplicação prática das matérias, e estimula a discussão de questões de relevância social.
>> Exige material didático atualizado e de qualidade.
>> É bem-humorado.
>> É exigente, mas não "ditador".
>> Estimula atividades que valorizem a criatividade, reflexão e discussão de idéias.
>> Procura desenvolver um trabalho que possibilite a integração de várias disciplinas.
A qualificação dos educadores

Especialistas

Quem fala sobre o papel do Professor na educação de qualidade:

>> Guiomar Namo de Mello é diretora-executiva da Fundação Victor Civita e membro do Conselho Nacional de Educação, tendo ocupado o cargo titular da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo.
Contato: (011) 3037-4355

>> Cosete Ramos, educadora, já coordenou diversos projetos e programas do Ministério da Educação. É autora do livro Excelência na Educação: A Escola de Qualidade Total.
Contato: (061) 244-0247/225-5507/214-8772

>> Antônio Carlos Gomes da Costa, pedagogo, é diretor-presidente da Modus Faciendi e autor do livro Protagonismo Juvenil: Adolescência e Participação Democrática.
Contato: (031) 201-4597


A Qualificação dos Educadores
A Universidade do Professor

O complexo de Faxinal do Céu, localizado a cerca de 400 km de Curitiba, é o mais moderno centro de capacitação de professores do País, com capacidade para receber toda semana quase mil educadores, que participam de palestras e seminários. O investimento de 35 milhões de dólares está valendo a pena: mais de 50 mil professores já passaram por lá desde a inauguração, em 1995. Além da capacitação, a estadia dos professores em Faxinal do Céu inclui um banho de cultura, com apresentações de orquestras, recitais e grupos de dança.

Contato: Corina Costa Ramos (Secretaria de Educação do Paraná) – (041) 342-1144.

Nas secretarias de Educação de outros estados também há boas iniciativas.
Faça contato:

Minas Gerais – João Filocris Saraiva – (031) 219-4410/219-4409.
Ceará – Antenor Naspolini – (085) 218-1477.
Mato Grosso – Fausto Souza Faria – (065) 624-8050/624-1846.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.