Ensina-me a viver
Fonte: Conversa afiada
A avaliação que os adolescentes fazem de sua escola é categórica: o atual modelo de ensino está muito longe do desejável. Em uma pesquisa da CPM Market Research com 3.206 alunos de 2º grau de S. Paulo, nada menos que 83% dos entrevistados pedem que "se reinvente a forma como as aulas são dadas".
Personagem mais importante do processo educativo e elo central entre o estudante e a escola, o professor é frequentemente mal-remunerado e mal-qualificado. Não é de estranhar-se que ultimamente os educadores venham sendo retratados pela mídia basicamente de duas formas: como vítimas do sistema ou como heróis dispostos aos piores sacrifícios para poder trabalhar.
Pouco espaço se dá àqueles mestres que buscam alternativas viáveis para tornar o ensino mais estimulante. E eles existem: multiplicam-se no País experiências criativas que valorizam a interação entre as diferentes disciplinas e utilizam temas atuais, nos diversos níveis de ensino.
Os adolescentes criticam
A pesquisa realizada pela CPM também detectou os principais desejos e insatisfações dos adolescentes para com a escola e os professores
- 79% gostariam que a escola oferecesse atividades diferentes, como teatro, dança e música.
- 79% acreditam que as matérias deveriam ser exemplificadas com "coisas do dia-a-dia".
- 77% acham que os professores deveriam aprender mais sobre comunicação – saber como falar, atrair a atenção, ser objetivo – para poder dar aula direito.
- 68% acham que existem matérias que não vão servir pra nada.
- 67% gostariam de dar opinião sobre a forma como as aulas são conduzidas.
- 50% queriam pensar mais a respeito do que é ensinado, e que não viesse tudo pronto.
>> Perigo: 26 em cada 100 estudantes acham que "a maioria dos professores?? não se preocupa se os alunos estão aprendendo.
Fale com a CPM para mais detalhes: (011) 883-4800.
Sugestão de pauta
>> O que os adolescentes pensam a respeito de seus professores e dos sistemas de ensino?
>> O que falta aos professores para sua melhor qualificação?
>> Assistir a aula de um professor que vem desenvolvendo maneiras criativas e dinâmicas de ensinar é sempre um bom material.
>> Na Secretaria de Educação, quais os programas de qualificação e valorização dos professores?
>> O que pensam os especialistas em educação sobre os desafios que diariamente o professor enfrenta ao trabalhar com uma turma formada por adolescentes?
>> Quais as idéias inovadoras que os bons sites sobre educação estão oferecendo para o professor?
Um prêmio para o Professor Um bom gancho para sua pauta: a consciência de que a capacitação dos professores, mais do que qualquer outra medida, é fundamental para que se ofereça uma boa educação, estimulou o lançamento do Prêmio Victor Civita Professor Nota 10. Seu principal objetivo é reconhecer e disseminar experiências pedagógicas consistentes que, reaplicadas por professores de qualquer lugar do País, poderão contribuir para que os alunos aprendam melhor. A entrega da primeira edição do Prêmio será em 15 de outubro, Dia do Professor, na sede da Fundação Victor Civita, em São Paulo. Informações sobre o Prêmio: |
Educadores criativos Por todo Brasil, iniciativas de professores ligados nas questões cotidianas dos alunos alcançam ótimos resultados, nas mais diferentes áreas. Confira mais de 50 experiências criativas, com nomes e fones para contato: Visite nosso Banco de Projetos Sociais |
O Professor na Internet
Multiplicam-se na rede excelentes sites dedicados à educação e à capacitação de professores:
Aprendiz do Futuro
Editora Moderna On Line
Estadão na Escola
EscolaNet
Bionline
O Bom Professor
Estudantes e especialistas apontam as principais características do bom educador:
>> É dedicado e tem interesse pelo aprendizado do aluno.
>> É criativo na preparação e execução das aulas.
>> Considera a realidade do aluno no processo de aprendizagem.
>> Procura sempre mostrar a aplicação prática das matérias, e estimula a discussão de questões de relevância social.
>> Exige material didático atualizado e de qualidade.
>> É bem-humorado.
>> É exigente, mas não "ditador".
>> Estimula atividades que valorizem a criatividade, reflexão e discussão de idéias.
>> Procura desenvolver um trabalho que possibilite a integração de várias disciplinas.
A qualificação dos educadores
Especialistas
Quem fala sobre o papel do Professor na educação de qualidade:
>> Guiomar Namo de Mello é diretora-executiva da Fundação Victor Civita e membro do Conselho Nacional de Educação, tendo ocupado o cargo titular da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo.
Contato: (011) 3037-4355
>> Cosete Ramos, educadora, já coordenou diversos projetos e programas do Ministério da Educação. É autora do livro Excelência na Educação: A Escola de Qualidade Total.
Contato: (061) 244-0247/225-5507/214-8772
>> Antônio Carlos Gomes da Costa, pedagogo, é diretor-presidente da Modus Faciendi e autor do livro Protagonismo Juvenil: Adolescência e Participação Democrática.
Contato: (031) 201-4597
A Qualificação dos Educadores
A Universidade do Professor
O complexo de Faxinal do Céu, localizado a cerca de 400 km de Curitiba, é o mais moderno centro de capacitação de professores do País, com capacidade para receber toda semana quase mil educadores, que participam de palestras e seminários. O investimento de 35 milhões de dólares está valendo a pena: mais de 50 mil professores já passaram por lá desde a inauguração, em 1995. Além da capacitação, a estadia dos professores em Faxinal do Céu inclui um banho de cultura, com apresentações de orquestras, recitais e grupos de dança.
Contato: Corina Costa Ramos (Secretaria de Educação do Paraná) – (041) 342-1144.
Nas secretarias de Educação de outros estados também há boas iniciativas.
Faça contato:
Minas Gerais – João Filocris Saraiva – (031) 219-4410/219-4409.
Ceará – Antenor Naspolini – (085) 218-1477.
Mato Grosso – Fausto Souza Faria – (065) 624-8050/624-1846.
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