[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Secretaria de Estado da Comunicação Social (Secom) realizou na manhã de sábado, 15, a última reunião de trabalho do ano. O objetivo do encontro, que reuniu os membros do órgão e assessores de comunicação de todas as secretarias, foi avaliar as ações desempenhadas na área de comunicação em 2007 e traçar as diretrizes para a continuação das atividades em 2008. A reunião foi realizada no Delmar Hotel, em Aracaju.

Segundo a secretária de Comunicação Social, Eloísa Galdino, a agenda da política de comunicação nesse ano foi voltada, num primeiro momento, a reorganizar o órgão e a criar as ferramentas para promover a sua principal missão: integrar a comunicação do governo. "Em momentos como esse nós podemos avaliar se as referências do nosso trabalho estão sendo implementadas no cotidiano. Precisamos refletir sobre o que fizemos e essa reflexão passar por analisar se cumprimos as nossas premissas básicas", apontou.

De acordo com ela, as outras administrações da Secom nunca se preocuparam em promover a conexão entre as secretarias. Com a intenção de mudar essa realidade, foi criado o Núcleo de Integração e Projetos, que passou a desenvolver programas como o Proquali – Programa de Qualificação da Comunicação. O projeto promoveu, durante todo o ano, cinco palestras e cursos de capacitação dos assessores. O objetivo é qualificar os profissionais do Governo e melhorar a comunicação com o público. O próximo módulo do Proquali será realizado em março do ano que vem.

"Faço uma avaliação muito positiva da comunicação esse ano. A Secom está profissionalizando a comunicação oficial, está buscando dar uma formação continuada aos profissionais com o Proquali. Trabalhando no cotidiano nós terminamos esquecendo de reler as nossas teorias. Voltamos a observar que a nossa prática está dentro de um contexto científico. Além disso, ainda temos a oportunidade de nos integrar com as secretarias e com os assessores através das reuniões", opinou a assessora de comunicação da Secretaria de Estado da Educação, Ofélia Onias.

Outra ferramenta utilizada para cumprir essa diretriz foi o planejamento, que passou a permear as ações da Secom e de todas as secretarias. "Demos ao planejamento a importância que ele precisa ter nas diversas organizações", informou a secretária. Esse esforço voltado à profissionalização da gestão em comunicação pública, o que pode ser percebido com a inclusão do programa Comunicação Governamental no PPA – Plano Plurianual do Governo do Estado. "A comunicação passa a integrar o programa de Governo e não ficará resumida a mera execução orçamentária de um contrato de publicidade, como acontecia antes", citou Eloísa.

A Secom também realizou a licitação para contratação das agências de publicidade. O processo, que trouxe elementos inovadores em relação a qualquer outro já realizado em todo o Brasil, é um marco da seriedade com que a gestão da comunicação vem sendo feita no atual Governo. Outra licitação já começa a ser delineada, dessa vez para a área de eventos. Outra inovação foi o Sistema Integrado de Marketing (SIM). A ferramenta vai permitir que a Secom, as assessorias e as agências de publicidade acompanhem todas as etapas de criação das campanhas publicitárias.

Ano novo

Essas e outras ações prepararam o terreno para o desenvolvimento das atividades nos próximos anos. "Esse primeiro ano foi de muitas dificuldades, sobretudo em relação à estrutura que foi encontrada. Por isso, a idéia de reconstrução permeou todas as ações. Temos a consciência de que avançamos muito e de que superamos essa dificuldade. Mas agora precisamos ter a clareza de que entraremos nesse segundo ano apontando para outro momento, em que teremos um ritmo diferenciado. Já incorporamos a nossa metodologia de trabalho e ela será necessária para enfrentar os desafios que virão, e isso implicará um grande esforço para comunicar e potencializar as ações de todas as áreas do Governo", avaliou Eloísa.

O reflexo do esforço em trazer seriedade para a construção da comunicação pode ser percebido com os assessores de outras pastas. "Acredito que esse ano foi marcado pela integração na assessoria da Secretaria de Segurança Pública. Conseguimos uma evolução de fazer um planejamento das nossas ações, capitaneado pela Secom. Foi um momento positivo e esperamos transformar essas diretrizes em ações ainda mais efetivas", avaliou Lucas Rosário, assessor de comunicação da SSP.

"A avaliação é muito positiva. Aqui a gente coloca na balança tudo aquilo que teorizamos. É um momento importante porque define, cria uma conclusão sobre aquilo que foi realizado durante o ano. A partir de agora vamos rever nossas falhas e transformá-las em ações mais positivas. Há um engajamento muito forte de cada assessor", opinou Priscila Andrade, da assessoria de comunicação da Secretaria de Estado da Saúde.

Presenças

Participaram da reunião os diretores de Imprensa, Leonardo Zanelli, Marketing, Caroline Portugal, a Arte da Secom, Pedro Wilson, as assessoras do Núcleo de Integração e Projetos, Kadydja Albuquerque e Nanah Alves, e o coordenador de Imagem da Secretaria de Comunicação, Márcio Dantas.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.