Ensina-me a viver
Fonte: Conversa afiada
A avaliação que os                                  adolescentes fazem de sua escola é categórica:                                  o atual modelo de ensino está muito longe do desejável.                                  Em uma pesquisa da CPM Market Research com 3.206                                  alunos de 2º grau de S. Paulo, nada menos que                                  83% dos entrevistados pedem que "se reinvente                                  a forma como as aulas são dadas".
                                 Personagem mais importante do processo educativo                                  e elo central entre o estudante e a escola, o                                  professor é frequentemente mal-remunerado e mal-qualificado.                                  Não é de estranhar-se que ultimamente os educadores                                  venham sendo retratados pela mídia basicamente                                  de duas formas: como vítimas do sistema ou como                                  heróis dispostos aos piores sacrifícios para poder                                  trabalhar.
Pouco espaço se dá àqueles mestres que buscam alternativas viáveis para tornar o ensino mais estimulante. E eles existem: multiplicam-se no País experiências criativas que valorizam a interação entre as diferentes disciplinas e utilizam temas atuais, nos diversos níveis de ensino.
Os adolescentes criticam
A pesquisa realizada pela CPM também detectou os principais desejos e insatisfações dos adolescentes para com a escola e os professores
- 79% gostariam que a escola oferecesse atividades diferentes, como teatro, dança e música.
 - 79% acreditam que as matérias deveriam ser exemplificadas com "coisas do dia-a-dia".
 - 77% acham que os professores deveriam aprender mais sobre comunicação – saber como falar, atrair a atenção, ser objetivo – para poder dar aula direito.
 - 68% acham que existem matérias que não vão servir pra nada.
 - 67% gostariam de dar opinião sobre a forma como as aulas são conduzidas.
 - 50% queriam pensar mais a respeito do que é ensinado, e que não viesse tudo pronto.
 
                                 >> Perigo: 26 em cada                                  100 estudantes acham que "a maioria dos professores??                                  não se preocupa se os alunos estão aprendendo.
                                 Fale com a CPM para mais detalhes: (011) 883-4800.
                                 
                                 
 Sugestão                                  de pauta
                                 
                                 >> O que os adolescentes pensam a respeito                                  de seus professores e dos sistemas de ensino?
                                 >> O que falta aos professores para sua                                  melhor qualificação?
                                 >> Assistir a aula de um professor que vem                                  desenvolvendo maneiras criativas e dinâmicas de                                  ensinar é sempre um bom material.
                                 >> Na Secretaria de Educação, quais os programas                                  de qualificação e valorização dos professores?
                                 >> O que pensam os especialistas em                                  educação sobre os desafios que diariamente o professor                                  enfrenta ao trabalhar com uma turma formada por                                  adolescentes?
                                 >> Quais as idéias inovadoras que os bons                                  sites sobre educação estão oferecendo para o professor?
                                 
|  Um                                      prêmio para o Professor Um bom gancho para sua pauta: a consciência de que a capacitação dos professores, mais do que qualquer outra medida, é fundamental para que se ofereça uma boa educação, estimulou o lançamento do Prêmio Victor Civita Professor Nota 10. Seu principal objetivo é reconhecer e disseminar experiências pedagógicas consistentes que, reaplicadas por professores de qualquer lugar do País, poderão contribuir para que os alunos aprendam melhor. A entrega da primeira edição do Prêmio será em 15 de outubro, Dia do Professor, na sede da Fundação Victor Civita, em São Paulo.                                      Informações sobre o Prêmio:  | 
Educadores criativos Por todo Brasil, iniciativas de professores ligados nas questões cotidianas dos alunos alcançam ótimos resultados, nas mais diferentes áreas. Confira mais de 50 experiências criativas, com nomes e fones para contato: Visite nosso Banco de Projetos Sociais  | 
                                 O                                  Professor na Internet
                                 
                                 Multiplicam-se na rede excelentes sites dedicados                                  à educação e à capacitação de professores:
Aprendiz do Futuro
                                 Editora Moderna On Line
                                 Estadão na Escola
                                 EscolaNet
                                 Bionline
                                 
                                                                
O Bom Professor
Estudantes e especialistas apontam as principais características do bom educador:
                                 >> É dedicado e tem interesse pelo aprendizado                                  do aluno.
                                 >> É criativo na preparação e execução das                                  aulas.
                                 >> Considera a realidade do aluno no processo                                  de aprendizagem.
                                 >> Procura sempre mostrar a aplicação prática                                  das matérias, e estimula a discussão de questões                                  de relevância social.
                                 >> Exige material didático atualizado e                                  de qualidade.
                                 >> É bem-humorado.
                                 >> É exigente, mas não "ditador".
                                 >> Estimula atividades que valorizem a criatividade,                                  reflexão e discussão de idéias.
                                 >> Procura desenvolver um trabalho que possibilite                                  a integração de várias disciplinas.
                                 A qualificação dos educadores
                                 Especialistas
                                 
                                 Quem fala sobre o papel do Professor na educação                                  de qualidade:
                                 >> Guiomar Namo de Mello                                  é diretora-executiva da Fundação Victor Civita                                  e membro do Conselho Nacional de Educação, tendo                                  ocupado o cargo titular da Secretaria Municipal                                  de Educação de São Paulo.
                                 Contato: (011) 3037-4355
                                 >> Cosete Ramos, educadora,                                  já coordenou diversos projetos e programas do                                  Ministério da Educação. É autora do livro Excelência                                  na Educação: A Escola de Qualidade Total.
                                 Contato: (061) 244-0247/225-5507/214-8772
                                 >> Antônio Carlos Gomes da Costa,                                  pedagogo, é diretor-presidente da Modus Faciendi                                  e autor do livro Protagonismo Juvenil: Adolescência                                  e Participação Democrática.
                                 Contato: (031) 201-4597
                                 
                                 A Qualificação dos Educadores
                                 A                                  Universidade do Professor
                                 
                                 O complexo de Faxinal do Céu, localizado a cerca                                  de 400 km de Curitiba, é o mais moderno centro                                  de capacitação de professores do País, com capacidade                                  para receber toda semana quase mil educadores,                                  que participam de palestras e seminários. O investimento                                  de 35 milhões de dólares está valendo a pena:                                  mais de 50 mil professores já passaram por lá                                  desde a inauguração, em 1995. Além da capacitação,                                  a estadia dos professores em Faxinal do Céu inclui                                  um banho de cultura, com apresentações de orquestras,                                  recitais e grupos de dança.
Contato: Corina Costa Ramos (Secretaria de Educação do Paraná) – (041) 342-1144.
                                 Nas secretarias de Educação de outros estados                                  também há boas iniciativas.
                                 Faça contato:
                                 
                                 Minas Gerais – João Filocris Saraiva –                                  (031) 219-4410/219-4409.
                                 Ceará – Antenor Naspolini – (085) 218-1477.
                                 Mato Grosso – Fausto Souza Faria – (065)                                  624-8050/624-1846.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]