[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Com a chegada inesperada da chuva nos últimos dias, o trabalho realizado pela Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) vem sendo intensificado. Para isso, o número de equipes foi duplicado, abrangendo todos os canais da cidade, através dos serviços de limpeza manual e mecanizada.

De acordo com o assessor de comunicação da Emsurb, Helber Andrade, as equipes estão atuando hoje no conjunto Médici. “Estamos seguindo o cronograma e logo após o Médici, o trabalho será iniciado no conjunto Juscelino Kubitshec; em seguida, no Sol Nascente, posteriormente no conjunto Santa Lúcia”, explica.

São 36 km de canais que passam diariamente por processo de limpeza, por intermédio de duas equipes, compostas por 13 agentes cada uma, realizando os serviços de limpeza manual. Esta semana o trabalho aumentou e o número de equipes foi duplicado garantindo o conforto e bem-estar dos aracajuanos.

A imprudência de uma parcela da população aracajuana que insiste em jogar lixo doméstico e entulhos nos canais ainda é o principal motivo dos transbordamentos de canais. Mesmo com o trabalho de conscientização e educação realizado pela Emsurb, a população continua se desfazendo do lixo de forma errada.

Lixo

A rede de drenagem também recebe periodicamente manutenção e limpeza. No balanço geral, incluindo as limpezas e recorrências, ainda se faz repetição da limpeza em determinados pontos críticos. A limpeza das bocas de canais, que é mais freqüente, chega à média de 8 a 9 toneladas. A Emsurb tem buscado solucionar os problemas, mas a parceria com a população é fundamental para minimizar o acúmulo de lixo na rede de drenagem.

Integração

No verão, entre os meses de dezembro e janeiro, a Emsurb faz um projeto de integração com a Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb). Neste processo, a Emsurb é responsável pela limpeza mecanizada de canais, roçagem da grama nos canais não revestidos e capinação, enquanto a Emurb se responsabiliza pela desobstrução da rede de drenagem, que vai até os canais. “Um órgão auxilia o outro e quem ganha com estes serviços é a população”, comenta Helber.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.