[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc) inaugurou, na manhã de hoje, o Centro de Referência da Assistência Social Maria Pureza, localizado no bairro Pereira Lobo. O mais novo Centro de Referência da Assistência Social vai atender a toda a população que reside nos bairros de abrangência do Terceiro Distrito da capital, que antes era atendida no Jabotiana e no Jardim Esperança. O novo Centro de Referência leva os serviços da assistência social para a comunidade residente nos bairros Luzia, Grageru, Cirurgia, Getúlio Vargas, Pereira Lobo, Centro, São José, Suíssa, Salgado Filho e Praia Treze de Julho.

A população aprovou a iniciativa da Prefeitura de Aracaju em articular as ações da política de assistência social no Centro de Referência naquela área. Para Marineire dos Santos Santana, o Centro de Referencia simboliza uma melhoria na qualidade de vida dos moradores. “Eu achei essa inauguração uma coisa muito boa porque este Centro de Referência vai ser bom para os moradores. Vai ser uma beleza”, afirma Marineire, que mora em frente ao Centro de Referência na Rua Canaã, no bairro Pereira Lobo. “Aqui nós vamos ter muitos serviços bons para todos. Eu fiquei muito feliz em ouvir a Secretária (Rosária Rabelo, da Assistência Social do Município de Aracaju) dizer que aqui teremos um psicólogo porque há muito tempo a minha neta precisa de um, mas nós nunca tivemos dinheiro para levá-la”, comenta Marineire. “Eu também gostei de saber que os jovens também terão espaço aqui no Centro de Referência porque será bom para os meus filhos. O curso que for oferecido aqui tenho certeza que eles vão querer fazer”, complementa Marineire.

A implantação do Centro de Referência da Assistência Social Maria Pureza também é motivo de comemoração para os adolescentes da comunidade. “Este Centro de Referência será maravilhoso para a gente que é jovem. Será um lugar onde poderemos fazer cursos básicos e participar das atividades porque este bairro tem muitos jovens e nós precisamos de um espaço como este”, comenta Daniele Andrade, de 17 anos. De mesma opinião é Simone Vieira, de 19 anos. “Eu espero que este Centro de Referência tenha muitas atividades para nós, que somos jovens porque precisamos de um espaço com cursos e onde possamos praticar esportes”, observa Simone.

No Centro de Referência também acontecerão as atividades do Grupo de Convivência da Terceira idade, o Fascinação, que aglutina 30 idosos dos bairros da área de abrangência do Terceiro Distrito, com atividades diversas como terapia ocupacional, educação física e fisioterapia. A inauguração do Centro de Referência foi uma alegria para a senhora Maria Noêmia dos Santos, de 82 anos, uma das moradoras mais idosas do bairro. “Eu acho que ter esse Centro de Referência aqui é muito bom para os idosos se reunirem. Aqui é um divertimento porque não queremos ficar em casa sem fazer nada”, revela dona Noêmia. “Eu moro aqui desde o tempo da invasão e tenho muito orgulho de ver o meu bairro crescer. Aqui é um espaço para festejarmos”, comenta, animada.

Carmelita Andrade de Melo, de 71 anos, que há alguns anos reside no bairro, festeja o novo Centro de Referência da Assistência Social. “Vai ser muito bom isto aqui porque agora vamos ter um espaço nosso”, ressalta, alegremente, dona Carmelita, como é conhecida entre as amigas do bairro. “Aqui vamos poder nos reunir para bordar, fazer crochê, conversar e fazer exercícios de ginástica e fisioterapia. Enquanto tiver atividades, estarei aqui”, complementa a senhora.

Gilcilene dos Santos, mãe de um bebê de seis meses, está muito feliz com o Centro de Referência Maria Pureza. “Aqui será um lugar para reunir a comunidade e eu estarei aqui aproveitando as atividades que forem oferecidas para nós moradores”, opina Gilcilene. Quem também está animada é Maria José da Conceição. “Aqui será um lugar onde vamos nos reunir e onde teremos cursos para buscarmos um emprego melhor”, afirma Maria José. Para Luzia Moura Martins, o Centro de Referência da Assistência Social significa que o poder público municipal está mais perto do cidadão. “Aqui nós vamos poder buscar ajuda e eu fico muito feliz que também terão cursos profissionalizantes para nós que não temos qualificação”, afirma, esperançosa, Luzia. “Vai ser jóia este Centro de Referência aqui. Este é o primeiro passo para que tenhamos um bairro melhor”, resume Nildete Pereira de Souza, que está grávida de seis meses.

À inauguração do Centro de Referência, estiveram presentes o secretário-chefe do Gabinete do Prefeito, Bosco Rollemberg, que representou o prefeito Edvaldo Nogueira, a secretária de Assistência Social e Cidadania, Rosária Rabêlo, o vice-presidente do Instituto G. Barbosa, Minervino Dória Almeida, o representante do Banco do Brasil, Marcos Valério, além de secretários e o Capitão Samuel, neto de Maria Pureza, a homenageada, e a comunidade dos bairros beneficiados.

A secretária Rosária Rabêlo fez um balanço das atividades que serão desenvolvidas no Centro de Referência, destacando a importância dos serviços oferecidos pela Semasc para aquela comunidade. “O Centro de Referência oferece um serviço mais abrangente para a comunidade, acolhendo a juventude, os idosos e as famílias beneficiárias do Bolsa Família e estamos pagando uma dívida que temos com o Conselho Tutelar do Terceiro Distrito que não tinha para onde encaminhar suas demandas”, observou a secretária.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.