[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) mobilizou desde as primeiras horas da manhã de segunda-feira um efetivo de 39 agentes de limpeza e ainda uma equipe de recolhimento mecanizado de entulho exclusivamente para atender as ocorrências geradas por conta das chuvas do final de semana.

Primeiramente, as equipes foram deslocadas para os principais pontos de inundação – previamente identificados pela supervisão da Gerência de Limpeza Urbana da Emsurb ainda no domingo – com o objetivo de recolher a lama e o lixo espalhados pela água, como na avenida Airton Teles, Desembargador Maynard e Euclides Figueiredo.

Em alguns locais, a Emsurb foi chamada para auxiliar na lavagem de prédios públicos, a exemplo da Escola Municipal Jaime Araújo, situada no bairro Soledade, da Unidade de Saúde Dr. Renato Mazze Lucas, no bairro Santos Dummont, e da creche do conjunto Jardim Esperança.

Ainda em decorrência das chuvas, a equipe que desde o dia 18 já realizava um mutirão de limpeza no bairro Getimana também integrou a força de trabalho para retirada de lama das ruas, fazendo a desobstrução das valas de escoamento da água que foram cobertas. Na rua B, onde ocorreu um desabamento, o serviço realizado desde a segunda pela Emsurb foi o de, inicialmente, retirar os entulhos das casas atingidas.

De acordo com o coordenador de Manutenção de Vias Públicas, Everaldo Ferreira, o serviço e a seqüência de limpeza na escola, posto e creche são iguais. “Os três lugares foram afetados de maneiras bem parecidas pela chuva, mesmo se tratando de localidades distintas. A água da chuva inundou as ruas, causando alagamento na parte interna dos prédios”, relata.

Para que a limpeza fosse iniciada, foi necessário esperar no nível da água abaixar. “Fomos acionados ainda na segunda-feira, mandamos uma equipe aos locais para avaliar a situação e concluímos que seria necessário aguardar a água abaixar para que iniciássemos nossa atuação. Não adiantaria iniciar a limpeza com o quadro que encontramos. Na terça já havia condições de começar a execução e ainda na tarde de ontem concluímos os serviços”, explica.

Segundo o gerente de Limpeza Urbana, José Roberto Gomes, no período de intensa chuva as equipes da Emsurb ficam preparadas para atender qualquer eventualidade. “Nossas equipes são preparadas para entrar em operação numa situação como a do final de semana. Como conhecemos as conseqüências de chuvas intensas em nossa capital, a empresa já se prepara para atender as possíveis solicitações que são prioridades, como esse alagamento que afetou lugares que devem funcionar continuamente para atender os cidadãos, como o posto de saúde, a creche e a escola”, ressalta.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.