[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Autorizados pela produção da banda, os dois jornalistas sobem ao palco para fotografar o agitado Carlinhos Brown. No dia seguinte enquanto Skank animava no palco, a atenção é completamente voltada para entrevistar a talentosa cantora sergipana Patrícia Polayne. Essas foram situações do Fam Press (excursões de familiarização feitas pela imprensa especializada) Verão Sergipe, que aconteceu em três finais de semana de janeiro. A iniciativa foi coordenada pela Empresa Sergipana de Turismo (Emsetur) e apoiada por diversos membros do trade turístico.

Nesta edição especificamente, o objetivo principal foi não somente possibilitar a jornalistas vivenciarem roteiros sergipanos como também conhecerem o evento cultural e esportivo mais quente da alta estação: o Verão Sergipe.

No primeiro final de semana de janeiro, em plena efervescência do 35º Encontro de Cultural de Laranjeiras a subeditora do Jornal do Commercio (PE), Luiza Modesto, pôde apreciar os shows locais da Arena Multicultural ou do palco principal do Verão Sergipe. A jornalista ficou impressionada com a qualidade das atrações sergipanas e presenciou o belo momento quando a dupla Antonio Rogério & Chico Queiroga fez os sergipanos e laranjeirenses sentirem muito orgulho. Com um show animado e repertório autoral, eles convidaram a mestra do Samba de Pareia, (ritmo da comunidade quilombola da Mussuca) Dona Nadir, e mais algumas integrantes para fazerem uma instigante participação.

“Sergipe tem um grande potencial para o turismo cultural. Impressionou-me a qualidade das atrações locais no evento, que mesclou bem o melhor da música nacional”, ressaltou a jornalista, que além de conhecer Laranjeiras, também conheceu o Parque dos Falcões e a cidade histórica de São Cristóvão.

Variedades e cenário musical

Quem aceitou o convite para conhecer o Verão Sergipe da Praia da Atalaia dos dias 14 ao 17 foi a editora da revista Casual (SP) Mirian Petrone, e o blogueiro especializado em música Adílson Pereira que além de escrever para o blog Samba Punk, também é responsável pela parte de programação da tradicional casa de espetáculos Circo Voador na Lapa (RJ). Com necessidades de informação diferentes, os dois jornalistas fizeram roteiros específicos. Enquanto Mirian Petrone, que escreve para uma revista que possui grande aceitação na região do ABC paulista e no bairro da Vila Mariana fez roteiros da Foz do São Francisco e city tour em Aracaju, Adilson Pereira entrevistou músicos sergipanos para conhecer o cenário musical.

“É certo encontrar três coisas, em Aracaju: ostras e caranguejos saborosíssimos, gente simpática e boa música”, afirmou Adilson Pereira, que foi acompanhado pelo diretor de programação da Rádio Aperipê, que também pôde mostrar o trabalho desenvolvido pela programação diversa e de estímulo a produção musical sergipana. O jornalista carioca fez uma série de seis posts sobre o cenário musical sergipano em seu blog.

Verão Sergipe na Caueira

Os dois jornalistas citados no começo do texto estiveram presentes no último final de semana do Fam Press Verão Sergipe. O grupo foi formado pelos seguintes veículos e repósters: Evandro Bittencourt, do ‘O Popular’, um dos jornais de maior tiragem e circulação de Goiás; Gabriel Guirão, repórter do ‘Panrotas’, conceituado veículo da área do turismo; Márcio Diniz, repórter da ‘Folha Online’ que já havia coberto algumas edições do Curta-SE (festival de cinema de Sergipe) e Waldoson Costa do ‘O Jornal’ (AL),  que além de escrever para área de turismo e cultura já recebeu alguns prêmios de jornalismo e foi idealizador do projeto de fotografia Autorretrato.

“Tinha uma noção de Sergipe, mas imaginava que ia encontrar só sol e praia. Essa imagem mudou completamente. E comparo aqui um pouco com Recife, ao ver esse festival aqui e a variedade da cultura. Alguns estados estão buscando se renovar no turismo e Sergipe parece ser um deles. O Parque dos Falcões é um ponto alto do roteiro que fizemos”, comentou Gabriel Guirão, impressionado com o centro conservacionista de aves de rapina localizado na Serra de Itabaiana.

Para o alagoano Waldson Costa, um dos pontos altos de Sergipe e do festival é o que denominou de um turismo democrático. “Um ponto forte é que se pode atingir todos os públicos de turistas, tanto aquele que vem de carro quanto o que anda de ônibus.  Também  não percebi violência no Verão Sergipe. Andei com câmera e em nenhum momento me senti ameaçado. A polícia estava bem presente”, disse.

 Apoios

Apesar de possuir a coordenação da Emsetur, a iniciativa também foi abraçada por diversos empresários e gerentes do setor turístico que investiram no Destino Sergipe em plena movimentação da alta estação. O Fam Press Verão Sergipe contou com o apoio fundamental do Restaurante Solo, Lig Pizza, Pitu da Eliane, Paraty Bar e Restaurante, Sandrin Praia Hotel, Hotel Del Canto, Nozes Tour e Parque dos Falcões.

Nas parcerias junto ao poder público estão Fundação de Cultura, Turismo e Esportes de Aracaju (Funcaju), responsável por conceder uma janta no restaurante Gota Serena e auxiliar em um city tour;  a Diretoria de Turismo de São Cristóvão , Secretaria de Turismo de Laranjeiras e o Museu do Estado de Sergipe, no qual o seu diretor, o historiador Thiago Fragata pode passar informações valiosas sobre a história de São Cristóvão e a candidatura da Praça São Francisco ao título de Patrimônio da Humanidade pela Unesco.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.