[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Foram prorrogadas até o dia 8 de fevereiro as inscrições para o curso de formação continuada e especializações do Programa Estadual de Formação dos Profissionais da Educação de Sergipe (ProEduc). Alinhado à política nacional de formação do Governo Federal, o programa está ofertando mais de 4 mil vagas a fim de capacitar professores, técnicos e funcionários atuantes nas redes estadual e municipais de ensino. As inscrições tiveram início no dia primeiro de dezembro de 2009 e podem ser feitas por meio da Plataforma Paulo Freire, disponível no portal do professor no site da Secretaria de Estado da Educação (Seed).

 Gerenciado pela secretaria, o ProEduc vai possibilitar, a partir do primeiro semestre de 2010, além da graduação de docentes nos cursos de licenciatura, cursos de formação continuada até 300 horas e especializações em diversas universidades públicas e institutos federais, a exemplo da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (IFSE), dentre outras instituições superiores públicas de ensino.
 
Desde o dia 15 de outubro os professores iniciaram o cadastramento na Plataforma Freire efetivando a pré-inscrição nos cursos de formação inicial oferecidos nos 14 pólos da Universidade Aberta do Brasil (UAB/UFS), atendendo ao Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica, do Ministério da Educação (MEC).
 
Para a formação contínua estão sendo oferecidos 14 cursos, a exemplo do Gestar II para professores de Matemática e Português, Formação para Atendimento a Alunos com Necessidades Educacionais Especiais, cursos na área de Tecnologias Educacionais, dentre outros. Já para a especialização, estão sendo ofertadas 1.250 vagas para o curso de Mídias na Educação.
 
“As demais especializações serão ofertadas ao longo do ano de 2010. Estas ações começaram a ser construídas a partir de 2007, com a adesão de Sergipe e de outros estados ao Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação”, explicou o diretor do Departamento de Recursos Humanos/Estratégico (DRHE), professor Jorge Costa Júnior. Na ocasião, segundo o diretor, os estados e municípios elaboraram seus respectivos Planos de Ações Articuladas (PAR) refletindo suas necessidades, demandas, prioridades e metodologias.
 
“Estas ações foram aprimoradas através do Decreto 6.755, de janeiro de 2009, quando foi instituído o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica”, disse o professor Jorge Costa. Ele informou que, naquela ocasião, o PAR de Sergipe colocou dentre as demandas a formação inicial e continuada para professores da Educação Básica. “Esta ação foi incluída no nosso PAR objetivando garantir a melhoria da qualidade do ensino ofertado aos alunos da rede pública”, enfatizou.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.