[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Sob a perspectiva de recompor parte da trajetória política, econômica e social da cidade, quase dois mil alunos das escolas da rede municipal compareceram ao bairro Siqueira Campos na manhã de ontem, 28, para participar do Desfile Cívico Estudantil 2005, promovido pela Prefeitura de Aracaju através da Secretaria Municipal da Educação (Semed). Ao público, foi proporcionada uma verdadeira aula de civismo ministrada através da temática “Aracaju: 150 anos de História” e seus 11 sub-temas, entre eles “Aracaju e seus bairros”, “Aracaju, espaço de entretenimento” e “Aracaju, centro político do Estado”.

Em meio a diversos pelotões e bandas marciais, os trabalhadores do Povoado Santo Antônio de Aracaju, o Tabuleiro feito pelo engenheiro Basílio Pirro e algumas localidades como a “Bodega do Pedro” e o “Cinema Plaza”, foram algumas das representações mantidas pelos alunos das escolas municipais Tancredo Neves, José Antônio da Costa Melo, Wilson Rocha e Ágape, ao longo do desfile.

“Os engenhos de açúcar, as salinas e os sítios são algumas das riquezas que caracterizaram a trajetória da capital sergipana, antes designada de povoado Santo Antônio do Aracaju. Daí procuramos registrar a participação ativa dos pescadores e dos sitiantes que tanto contribuíram para o desenvolvimento econômico do nosso antigo território, adaptando aos estudantes a indumentária correspondente ao sub-tema ‘Aracaju e seus bairros’”, explicou o coordenador pedagógico da unidade escolar, Wellington Amaral.

“Aracaju, centro político do Estado”
A população que se manteve atenta à cronologia do desfile cívico pôde conhecer o caráter dos movimentos revolucionários que abrangeram professores, funcionários públicos e outros segmentos sociais, relembrados pelos estudantes da Emef. Oviêdo Teixeira. Logo em seguida as “Trincheiras da Praia Formosa” e o “Movimento Tenentista” (1924) deram espaço para a apresentação dos alunos do Programa de Educação de Jovens e Adultos (Paeja) da Emef. Ministro Geraldo Barreto Sobral, que percorreram o trajeto levantando a bandeira da revolucionária Núbia Marques, uma das maiores líderes do Movimento Feminino pela Anistia.

Os estudantes da Emef. Diomedes Santos Silva deram continuidade à ênfase política abordando o movimento das Diretas Já, tanto por meio de máscaras, quanto de caricaturas de alguns políticos, a exemplo do ex-governador de Sergipe, João de Seixas Dórea; do deputado federal Jackson Barreto e do senador Ulisses Guimarães.

“Foi transmitido aos alunos um amplo embasamento teórico sobre as questões políticas que marcaram Aracaju ao longo dos anos. O conteúdo agradou bastante e a satisfação de desfilar abordando um tema tão relevante às comemorações dos 150 anos foi plena”, salientou a coordenadora administrativa da escola, Jenivalda Góes.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.