[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A rua Bahia, no bairro Siqueira Campos, ficou pequena para a multidão que assistiu ao desfile cívico estudantil, ocorrido ontem, dia 02. A Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal de Educação – SEMED – cuidou de cada detalhe para que tudo desse certo. Vista de longe, a rua parecia uma grande mancha multicolorida, onde crianças, idosos e adultos compunham uma atração à parte.
O prefeito Marcelo Déda abriu oficialmente o desfile com o hasteamento da bandeira ao som do Hino Nacional, executado pela Secbanda. Estiveram presentes também ao ato cívico o vice-prefeito Edvaldo Nogueira, a secretária Municipal de Educação, Ana Lúcia, o superintendente da SMTT, Henrique Luduvice, o presidente da Emurb, o senador Antônio Carlos Valadares, o deputado estadual Augusto Bezerra, Sérgio Ferrari, o secretário de Comunicação, Cristian Góis, o secretário-chefe de gabinete, Pedro Lopes, o secretário de Recursos Humanos, José de Oliveira Júnior, o comandante da Guarda Municipal, capitão Henrique Alves Rocha, os vereadores Magal da Pastoral, Antônio Samarone, Antônio Góis, Zeca do PTB, Marcélio Bonfim, Nilza do Santos Dumont, Gilson Vasconcelos, Sérgio Góes, Kennedy Fonseca, o comandante da Polícia Militar de Sergipe, Cel Bezerra, além de várias autoridades militares e convidados.
“Aracaju Cidade da Criança” foi o tema deste ano. “Essa demonstração de civismo que podemos observar hoje, manifesta o carinho dos aracajuanos pela pátria. Isso significa para nós uma força e um exemplo muito grande de que esse país tem condições de firmar a soberania”, ressaltou o prefeito.
Segundo Déda, o tema escolhido servirá como reflexão e conscientização junto à sociedade. “Divulgar o Estatuto da Criança e do Adolescente é mostrar que nenhuma independência se afirma com injustiça social e miséria, tendo como as principais vítimas as crianças e os adolescentes”, afirma.
O Exército, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, seguidos de grupos de idosos da Secretaria de Assistência Social, escoteiros e bandeirantes abriram o evento. Logo após, entraram na avenida os estudantes de 28 escolas do Município mais três colégios da rede privada.
Dois carros alegóricos foram o ponto de destaque do desfile. Um deles, denominado de Aracaju Cidade da Criança, trouxe uma réplica da ponte do Imperador, um dos principais símbolos culturais da cidade. Sergipe teve lugar de destaque em um globo terrestre. O segundo carro representou os Direitos da Criança. Foram enfatizados os princípios da Declaração Universal dos Direitos da Criança, além de artigos do estatuto da Criança e do Adolescente.
“Todos os anos eu acompanho o desfile. Este ano está muito mais bonito”, declarou Maria Catarina dos Santos, de 70 anos, que mesmo sob o calor forte ficou até o final do evento. Maria dos Santos não era exceção. “Quero ver meu irmão que vem no 1º carro alegórico”, disse ansiosa a jovem Alessandra Sampaio. “Fiquei muito feliz”, declarou, ainda ofegante, o estudante Rodrigo Santana, do colégio Anísio Teixeira. “Agora quero desfilar todos os anos”, garantiu. Cerca de 60 homens, entre agentes de trânsito e guardas municipais garantiram total segurança ao evento. Nenhum incidente foi registrado.
Profissionais da imprensa também elogiaram a organização do desfile. “Este ano o público foi em maior número e a organização está de parabéns”, avaliou Elisângela Nascimento, repórter da TV Cidade.
SEMANA DA PÁTRIA
Além do desfile, a Secretaria Municipal de Educação preparou uma programação especial para os alunos da rede em comemoração à Semana da Pátria. As atividades acontecem de 1º a 06 de setembro, na praça da Bandeira, com o hasteamento da bandeira, no horário das 8h e 17h, respectivamente. Além disso, oito escolas da rede municipal e cerca de mil alunos irão se apresentar no desfile Cívico-Militar do Governo de Sergipe, que será realizado dia 07, na avenida Barão de Maruim.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.