[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Na noite de ontem, dia 31 de agosto, o prefeito Marcelo Déda fez a abertura oficial do 1º Fórum de Delegados do Orçamento Participativo de Aracaju. O evento aconteceu no auditório do Banese, situado na avenida Augusto Maynard, contando com a presença do senador José Eduardo Dutra (PT), do vice-prefeito, Edvaldo Nogueira; dos vereadores Magal da Pastoral, Samarone e Gilson Vasconcelos; do secretário extraordinário de Participação Popular, Silvio Santos, além de representantes de diversas entidades sociais, secretários municipais e os 162 delegados e 15 conselheiros que foram empossados na oportunidade.
O evento contou, na sua abertura, com uma apresentação do coral Canarinhos de Aracaju, sob a regência do maestro Carlos Magno.
Em seguida, o prefeito comandou a solenidade de posse dos delegados e suplentes para o mandato de dois anos. Representando os conselheiros, foi empossado o frei Cristiano Santos, do bairro Santa Maria. Os delegados foram representados por Maria Auxiliadora Santana.
Silvio Santos, em seu pronunciamento, declarou que aquele era um momento histórico para a cidade de Aracaju. “Um marco para a transparência, participação popular e compromisso social na administração de Aracaju. Neste momento estamos entrando irremediavelmente no barco da cidadania”, disse.
Já o prefeito Marcelo Déda ressaltou a importância da parceria que era ali instalada, através da maciça representação popular presente. “Aqui estão o negro, o branco, o católico, o evangélico, o umbandista e todos os representantes da pluralidade que podemos encontrar em nossa sociedade. Isto é a realização de um sonho e aqui vamos celebrar um pacto para mudar a forma de governo executada em nossa cidade, quebrando os velhos costumes das oligarquias”, declarou.
O prefeito, em seguida, fez uma referência especial ao senador José Eduardo Dutra, a quem considerou o melhor senador do Brasil e cuja participação no congresso tem trazido benefícios e elevado o nome de Sergipe no cenário político nacional.
Logo após, o senador proferiu uma palestra enfocando “Orçamento Participativo: Uma Nova Relação de Poder”, em que teceu comentários e fez reflexões sobre a proposta de mudança implantada a partir do OP, citando exemplos bem sucedidos como em Porto Alegre/RS, considerada uma das referências nacionais.
A programação do evento estende-se até hoje, dia 1º de setembro, com diversas plenárias e votação e aprovação de regimento interno.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.