[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O coordenador da Defesa Civil Estadual, major José Erivaldo Mendes, relatou nesta segunda-feira, 29, a importância da participação de Sergipe na I Conferência Nacional de Defesa Civil. O evento aconteceu entre os dias 23 e 25 de março em Brasília e serviu para legitimar as propostas discutidas nas etapas municipais e estaduais, realizadas de novembro de 2009 a março de 2010.

Depois de um processo de 29 conferências municipais e da etapa estadual, 39 delegados representaram Sergipe, em Brasília. Durante os três dias, mais de 1,5 mil delegados de todo o país discutiram, entre outros temas, a adequação da estrutura administrativa do sistema para que seja possível dar conta dos processos de mudanças climáticas, do crescimento da população e dos problemas das grandes cidades. Outro destaque foi a mudança de paradigma quanto à assistência humanitária no Brasil, para que seja integral e não só pós-desastre.

De acordo com o major Mendes, as ideias propostas por Sergipe coincidiram com as dos outros Estados e a democracia foi fundamental para efetivação das propostas. “Sergipe levou propostas de destaque para o contexto nacional que certamente resultarão na melhoria do Sistema Nacional da Defesa Civil. Após essa conferência, será possível criar uma legislação própria, levantar fundos específicos para atendimento às emergências e disponibilizar mais recursos para outras fases de defesa civil, principalmente a prevenção”, destacou o major.

A Conferência Nacional foi convocada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e presidida pelo Ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima. Dentre os principais objetivos do evento estavam a realização e análise das ações do Sistema Nacional de Defesa Civil (Sindec), previstas no Decreto no 5.376, de 17 de fevereiro de 2005; e a definição das diretrizes para a reorganização do Sindec e das ações de defesa civil, com ênfase nos princípios da prevenção e assistência humanitárias como políticas de Estado para a garantia do desenvolvimento social.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.