[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Os três comitês de bacias hidrográficas, Sergipe, Piauí e Japaratuba, estiveram reunidos para discutir pautas comuns entre as bacias e ainda assistir palestras sobre o Plano Estadual de Recursos Hídricos e o Plano Estadual de Bacias Hidrográficas. O evento marca a IV Reunião Ordinária do fórum e a primeira do ano de 2010, a qual ocorreu na manhã desta terça-feira, 30, no auditório do Sebrae.

Segundo o coordenador geral do fórum, Luiz Carlos Souza, o Fórum é uma experiência inédita no Brasil. “Não temos registro de uma reunião estadual com todos os seus comitês juntos. As discussões mais comuns entre as bacias foi uma oportunidade de buscar soluções e fortalecimentos”, disse.

De acordo com Luiz Carlos, os comitês se reuniram entre si e depois coletivamente. Destacou que a apresentação da palestra extra, sobre o projeto de Resíduos Sólidos, é um assunto de alta relevância. “A poluição acompanha o curso dos rios. É importante ter o conhecimento de como agir com a problemática dos lixões. O projeto desenvolvido pelo professor, Wellington Vilar, do Instituto Educação, Ciências e Tecnologia (IES) visa dar alguns encaminhamentos e soluções para os resíduos sólidos em 24 municípios que ficam próximos a bacia do rio São Francisco”, explica.

Planos

Os desenvolvimentos dos Planos Recursos Hídricos e de Bacias Hidrográficas estão sendo desenvolvidos pelo consórcio Projetec/Techne. Segundo o coordenador do projeto e especialista em Recursos Hídricos, Antônio Carlos Vidon, os planos estão sendo feitos paralelamente. “Estamos para entregar o grande produto que é o diagnóstico de ambos os planos. Após esse grande passo, entraremos então com o prognóstico. Nos planos estão sendo abordados três componentes, o ambiental, o socioeconômico e o de recursos hídricos”, destaca.

“Após entrega desse grande produto, que é o diagnóstico, vem então a proposição das ações. Nelas estão incutidas ações específicas,  como a melhoria da preservação ambiental; melhor distribuição dos recursos hídricos, na tentativa de equilibrar a demanda com a oferta;  e a parte de gestão desses recursos ”, exemplificou Antônio Carlos. Participaram da reunião do Forúm Estadual de Comitês de Bacias, representantes de comitês e integrantes das Bacias.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.