[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Na tarde desta quinta-feira, dia 20, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) realizou o encerramento oficial do Curso de Capacitação de Merendeiras, promovido em parceria com o Fundo Nacional de Desenvolvimento de Educação (FNDE). Em clima de confraternização, o curso foi encerrado com sorteio de brindes e um coquetel festejando os resultados positivos. A solenidade ocorreu no auditório do Centro de Aperfeiçoamento de Recursos Humanos (Cemarh), no Siqueira Campos.

O curso, iniciado semana passada, envolveu 51 merendeiras da rede municipal e abordou tópicos como higiene na manipulação de alimentos, higiene do ambiente e higiene dos utensílios, higiene pessoal, noções de microbiologia, doenças de origem alimentar, acondicionamento de alimentos, gerenciamento de resíduos, controle de pragas, valor nutricional dos alimentos e receitas de baixo custo e alto valor nutritivo.

Ainda foi ministrado um tópico específico sobre a importância do trabalho desenvolvido pela Vigilância Sanitária que, através da assessoria de Educação, Informação e Comunicação, teve papel fundamental com a participação de técnicos que desenvolveram o conteúdo programático do curso. A parte prática foi realizada na cozinha da Unidade Produtiva da Fundat, no bairro Jardim Esperança.

Segundo a secretária municipal de Educação (interina), Tereza Hortência Azevedo, o curso proporcionará uma nova dinâmica e um salto de qualidade nos serviços oferecidos pela rede municipal de ensino. “Essa é uma inovação proposta pelo Ministério da Educação, que consiste em oferecer uma capacitação continuada também aos profissionais de apoio na rede de ensino”, enfatizou.

Complementando, o diretor do Departamento de Nutrição e Alimentação Escolar da Semed, Ronaldo Cruz Silva, destacou a importância desta troca de experiências e oferta de novas informações como instrumento de motivação para as profissionais que alimentam os alunos da rede municipal. “É um momento de extrema importância, pois o respeito e a qualidade do curso que estamos oferecendo certamente refletirão na qualidade da nossa merenda escolar, que já é de alta qualidade”, disse.

Aproveitamento

A merendeira mais antiga de rede municipal, Maria Eulina Barreto Nascimento, que há 26 anos prepara a merenda para as crianças da escola Deputado Jaime Araújo, no bairro Soledade, fez questão de ressaltar a importância dos conhecimentos que adquiriu: “É muito bom saber da importância que pequenas coisas podem ter para nossa saúde e o resultado do nosso trabalho. Faço tudo com amor e, a partir de agora, terei muito mais satisfação em ver o sorriso das crianças quando recebem um prato gostoso e bonito”, afirmou a merendeira.

“É muito bom conhecer coisas novas. Muitos detalhes que fazem uma grande diferença para nossa saúde através dos alimentos. Fiquei muito contente em ter participado como acho que todas também estão”, opinou a merendeira Lídia Santos de Jesus, há 18 anos na rede municipal.

No final da solenidade foi realizado um sorteio de brindes oferecidos pelos fornecedores da merenda escolar da Semed e um coquetel que celebrou a importância do evento.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.