[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Nunca a saúde do coração da população aracajuana esteve tão bem. É que os investimentos priorizados pela Prefeitura de Aracaju para atenção integral à saúde da população têm possibilitado ao município promover meios de identificar e combater o desenvolvimento de doenças crônicas ainda nas unidades de saúde da família. Além disso, o município também oferece todo acompanhamento especializado para casos que demandarem uma atenção mais específica nos Centros de Especialidades Médicas. O resultado está no aumento da cobertura do programa saúde do adulto, que hoje possibilita o acesso de aproximadamente 89% da população aos serviços no âmbito da atenção básica.

Em Aracaju, o atendimento integral a saúde do coração já começa pertinho de casa. O usuário que chegar em qualquer unidade de saúde da Família apresentando algum fator de risco para problemas como obesidade, hipertensão, diabetes, tabagismo, sedentarismo, dislipidemia (taxas de colesterol e triglicérides aumentados no sangue), ou tiver uma idade maior que 60 anos será imediatamente cadastrado e inserido nos programas desenvolvidos pela SMS.

Há cinco anos pouco mais que 10 mil usuários tinham acesso aos serviços do Programa Saúde da Família que eram direcionados para usuários com problemas relativos à saúde do coração. Com a implantação do Projeto Saúde Todo Dia, e com ele as linhas programáticas da atenção básica, como o programa Saúde do Adulto, a saúde municipal registrou um aumento considerável de 130% de usuários cadastrados na rede, passando a oferecer um acompanhamento integral desde as USF, passando pelos atendimentos especializados a mais de 25 mil usuários cadastrados.

O cadastramento oferece uma variação de ofertas aos incluídos no programa Saúde do Adulto, que variam desde a consulta médica na própria USF próxima de casa, passando por atividades coletivas (reuniões nas USF, palestras, atividades com a Academia da Cidade…), exames e consultas de média e alta complexidade indicados pelo médico assistente, além do fornecimento gratuito de todos os medicamentos do protocolo de atenção a esses grupos.

Em Aracaju, as Unidades de Saúde da Família (USF) do Augusto Franco, USF Lauro Dantas, localizada no bairro São Conrado; USF Francisco Fonseca, na Palestina; e a USF Cândida Alves, no bairro Santo Antônio, são as unidades com maior concentração de diabéticos e hipertensos cadastrados e acompanhados pela SMS.

As atividades coletivas desenvolvidas pela rede também constituem uma importante ação no combate a Diabetes e Hipertensão, atuando principalmente na promoção da saúde da população. A Academia da Cidade é um grande exemplo. Centrada em combater o sedentarismo, importante fator de risco associado às doenças crônico degenerativas, e incentivar um estilo de vida saudável, a Academia da Cidade tem atuado com sucesso principalmente entre os grupos da terceira idade. Hoje, 15 delas estão espalhadas nos principais pontos da cidade, viabilizando o acesso de usuários a exercícios físicos e orientação alimentar. Através das ações da Academia da Cidade um grande número de usuários conseguiu diminuir o uso de medicamentos, outros se dizem sentir com menos dores e com uma auto estima melhor.

Cemar – Siqueira Campos

Diante da grande demanda da população por atendimentos na área cardiológica, a ala do Cemar-Siqueira Campos, através de um moderno centro de avaliação e diagnóstico de doenças cardiovasculares, realiza procedimentos especializados em cardiologia, realizando uma média de aproximadamente 200 exames por mês. Este tipo de atendimento beneficia o grande número de pacientes cardiopatas que existem em nosso estado, dado que o centro também recebe um grande número de pacientes oriundos do interior. Priorizando servir às necessidades da comunidade, com este avanço o Cemar passa a ser um centro de referência em alta complexidade na área cardiológica para municípios da região metropolitana.

“Em relação à forma como era prestado o serviço antes, posso dizer que melhorou bastante em todos os quesitos, principalmente com o aumento das equipes médicas, aumento da cobertura e melhoramento da estrutura física”, explica a coordenadora da área Cardiológica, Maria Auxiliadora Telles. Segundo a coordenadora a integralidade é um dos pontos fundamentais para o melhoramento do serviço, já que no Cemar os usuários passam a contar, num único prédio, com serviços de mais de 40 especialidades médicas, o que beneficia bastante nos casos de usuários com múltiplas patologias.

Para dona de casa Weslaina Oliveira, 43, que mora na cidade de Itaporanga, distante 30 km de Aracaju, o atendimento no Cemar tem sido muito bom devido a dois fatores. “Primeiro devido à rapidez na realização do exame, que foi bastante rápido e segundo pelo conforto da sala de espera, que aqui agente pode assistir televisão e esperar em assentos confortáveis”, comentou.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.