[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A Rede Olhar Brasil, que viabilizará as ações de fomento à produção independente, formação e difusão audiovisuais, está em período de implementação na capital sergipana. Depois do lançamento realizado em abril pelo ministro da Cultura, Gilberto Gil, está sendo montado o espaço físico na rua Lagarto. Assim que a estrutura estiver pronta, terá início o processo de divulgação das ações do Programa.

Em fase de preparação para receber os equipamentos, a casa terá salas de aula, dvdteca, cineclube e ilhas de edição de áudio e vídeo, para oferecer cursos gratuitos e o desenvolvimento de trabalhos, oficinas, exposições, debates e workshops. Dentro da programação do núcleo do Programa, está prevista a realização de um Fórum do Audiovisual, para intercambiar conhecimento e desenvolver mostra de trabalhos locais e nacionais.

De acordo com a coordenadora do Programa Olhar Brasil em Aracaju e primeira-dama do município, Indira Amaral, esta é uma grande conquista para a cidade, pois pela primeira vez vai existir um espaço onde se poderá discutir a política audiovisual do município e fora dele. “Temos feito todos os esforços para transformar a Rede em um centro de formação com foco no cinema e vídeo. Estamos procurando outras parcerias para conseguir mais benefícios e ampliar o que será oferecido de início”, afirmou.

Com o Programa, a idéia é possibilitar que estudantes e público externo pesquisem, assistam aos filmes e desfrutem do acervo. Oferecendo apoio à produção independente, além dos cursos e orientação técnica, a Rede oferecerá equipamentos para projetos que forem selecionados. Com relação aos cursos, a seleção será feita através de prova escrita e entrevista, com inscrição gratuita.

Os projetos selecionados contarão com recursos de parte técnica e acompanhamento técnico, além da utilização de HDTV (equipamento adequado para padrão digital). Segundo Indira Amaral, a intenção é selecionar o maior número de projetos possível. “O nosso objetivo é aumentar a formação dos jovens produtores e estimular a produção audiovisual que ainda é tímida em Sergipe. Além da formação, o Programa vai dar condições materiais e técnicas”, explicou.

Os cursos serão modulares, com direito à parte teórica, técnica e mais a realização de um projeto, o que facilitará diretamente os trabalhos realizados em Aracaju voltados para música, trilha sonora, videoclipes de bandas e fotografia. O Programa também promoverá uma oficina para formação de atores, movimentando todo o mercado cultural da cidade. Desta forma, o aumento da produção mostrará o imaginário sergipano com muito mais intensidade.

“A gente precisa ver e se mostrar, até mesmo em outros Estados. Trata-se de um grande investimento e com metas de ampliação para o futuro. Essa é mais uma demonstração do compromisso da Prefeitura de Aracaju com a cultura local, pois ganhamos mais um instrumento para o progresso cultural de nosso Estado. A previsão é de que haja uma grande procura pelas ofertas do Programa. E acreditamos que até o final de agosto esteja pronta toda a programação do Núcleo”, reforçou Indira Amaral.

Olhar Brasil

O Projeto Olhar Brasil, que prevê a cessão de equipamentos (de iluminação, captação de som e imagem, edição não-linear e finalização) por parte do Ministério da Cultura aos membros da rede, assim como suporte logístico através do Centro Técnico Audiovisual (CTAv) da Secretaria do Audiovisual e da Cinemateca Brasileira, oferece recursos para a implementação de plano de formação e aprimoramento profissional e artístico.

As ações previstas no Programa Olhar Brasil serão desenvolvidas ainda em mais 10 Núcleos de Produção Digital, por diversas regiões do país. “Este é um programa que tem filosofia de rede, pois além de Aracaju, outras cidades serão beneficiadas e vão trabalhar em conjunto. Esta é uma parceria com o Ministério da Cultura, que viabiliza uma parte dos recursos, mas a Prefeitura de Aracaju oferece os recursos humanos, instalações físicas, bem como a sua manutenção”, conta Indira.

“Existe ainda, pelo Ministério da Cultura, um núcleo de difusão audiovisual que inclui a distribuição de kits de projeção de vídeo. Pretendemos colocar esse núcleo no programa que está sendo instalado aqui, porque assim vai disponibilizar um acervo maior. Vamos buscar o que tiver de melhor para os cursos, como bons diretores de fotografia, áudio e iluminação para que a qualidade nacional seja compartilhada para os estudantes daqui do Estado”, salientou a coordenadora Indira.

O projeto em Aracaju vai permitir a inclusão social e a democratização na formação e difusão audiovisuais, trazendo informações e a profissionalização para os interessados nessa área. Viabilizado por meio de parcerias, o Programa conta com o Conselho Gestor da Rede Olhar Brasil em Aracaju, que é formado pela Prefeitura Municipal de Aracaju, através da Secretaria de Comunicação Social (Secom) e Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esportes (Funcaju).

Além disso, haverá também a parceria da Casa Curta-SE, que oferecerá apoio na formação do acervo; Sindicato dos Jornalistas do Estado de Sergipe (Sindijor), TV Cidade e Associação Brasileira dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos (Arfoc/SE), que serão parceiros na divulgação; Missão Criança Aracaju, que irá atender uma juventude em situação de risco e na formação da cidadania; e Centro de Cultura e Arte de Sergipe (Cultart/UFS).

Confira a lista de equipamentos que irá compor o Núcleo Digital em Aracaju:

1. Captação de Imagem – Kit Mini DV HD
– Câmera filmadora digital HDV
– Bateria para câmera filmadora
– Tripé para câmera filmadora c/ case
– Filtro UV ou Sky Ligth monitor 9” adaptado ao formato 16:9
– Baterias para monitor 9″
– Carregador de bateria para monitor
– Case rígido para câmera filmadora

2. Captação de Som
– Gravador digital de som portátil
– HD portátil de 5 Gb
– Fone de ouvido stéreo
– Case para gravador de som digital portátil
– Módulo de alimentação para cápsula de microfones condensador + cápsula de microfone direcional condensador super-cardióide
– Suporte suspenso para microfone super-cardióide – tipo pistola
– Paravento zepelim para microfone super-cardióide
– Espuma para microfone hiper cardióide
– Proteção contra vento
– Vara 4 metros p/ microfone
– Sistema de microfone cardióide de mão sem fio
– Sistema de microfone de lapela sem fio

3. Edição de Imagem e Som
HARDWARE
– Power Mac g5 (dual 2.5 ghz g5/512mb pc3200 ddr sdram)
– HDV recorder / player
– HR s5911 video SVHS JVC
– Sony Hd color television
– Monitor 17 Lg T710sh Flatron
– Caixas de som com amplificador
– Memória DDR 1 Gb 400mhz
– HD serial ata 100 – 200gb 7200 rpm
– HD serial ata 100 – 80gb 7200 rpm
– ADC to VGA cable for dual display
– Scanner HP Scan Jet 3670 USB

SOFTWARE (SOFTWARE)
– Combustion 3
– Pro tools le com MBOX
– Apple final cut pro HD retail
– Apple DVD studio pro 3 retail

4. Iluminação
– Kit Sun Gun tungstênio 250w com bateria e carregador
– Kit de luz com quatro fresnéis de 650 w
– Luz fria 2 lâmpadas 55 w
– Lâmpadas para reposição
– Estabilizador, filtros de linha, mousepads, cabos, conexões, lâmpadas, margem.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.