[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]´Organização de rotinas e espaços na creche e caderno de observação e álbum do bebê´. Esse foi o tema da palestra promovida pela Coordenadoria de Educação Infantil, da Secretaria Municipal da Educação (Semed), dentro do programa ´Quintas de ampliação´, que foi realizado na noite de ontem, quinta-feira, no auditório do Centro Municipal de Aperfeiçoamento de Recursos Humanos Professor Fernando Lins de Carvalho (Cemarh).

Todos os meses a Coordenadoria de Educação Infantil desenvolve projetos voltados para os pais, crianças e educadoras. Esse mês o trabalho é específico para as educadoras assistentes, que cuidam das crianças com idade entre zero a seis anos, que têm papel fundamental na formação e no desenvolvimento cognitivo, psicológico e social dos pequenos.

De acordo com a coordenadora de Educação Infantil da Semed, a professora Ísis Mota Rodrigues Dantas, esse trabalho é importante para que as crianças atendidas nas creches possam ser acompanhadas de perto no seu desenvolvimento físico, psíquico e motor.

“Durante a palestra mostramos às educadoras a importância do preenchimento das fichas de acompanhamento. Com elas todas as crianças terão seus dados armazenados e poderemos acompanhar todo o seu desenvolvimento”, afirmou a professora.

O registro do desenvolvimento da criança é importante, principalmente na percepção de distúrbios infantis. “Durante o desenvolvimento de atividades podemos detectar as dificuldades das crianças em alguns movimentos ou na percepção de alguns sentidos. É nesse trabalho que encontramos crianças com problemas auditivos, por exemplo, e é importante que isso seja analisado para que ela tenha um rápido acompanhamento médico”, disse Ísis.

Durante a palestra também foi discutida a criação do ´Álbum do bebê´. Ou seja, toda criança matriculada em uma creche da rede municipal de ensino terá um álbum próprio que mostrará seu desenvolvimento desde os primeiros anos. “Com isso a comunidade poderá conhecer de perto o excelente trabalho que é desenvolvido nas creches do município. Mostrando como a criança é tratada com afeto, respeito, carinho e dignidade”, afirmou.

Uma das palestrantes da noite foi a professora Niraíldes Machado Prado, assessora da Diretoria de Ensino da Semed, que junto com os integrantes da Coedin vai mostrar a responsabilidade das educadoras no processo de preenchimento das fichas.

Qualificação

Uma das preocupações da Coordenadoria de Educação Infantil da Semed é com a qualificação das educadoras que acompanham as crianças nas creches. As profissionais que trabalham na rede municipal são altamente qualificadas para esse tipo de trabalho.

“É claro que existe a preocupação com o carinho e com o afeto, mas hoje as nossas profissionais possuem no mínimo o ensino médio, a maioria já possui graduação e algumas até já estão na especialização”, afirmou Ísis.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.