[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]O coordenador geral do Unicef BA/SE, Ruy Pavan, disse ontem, dia 17, que Aracaju está caminhando na direção certa para alcançar avanços em relação aos adolescentes da capital. A opinião foi dada após a apresentação dos dados sobre a situação da adolescência brasileira em 2000 compilados pelo Fundo das Nações Unidas Para a Infância, que aconteceu na sala de reuniões da Procuradoria Geral da República, no bairro Atalaia.
“Na nossa avaliação existem grandes possibilidades de melhorias para os números apresentados em Aracaju, ainda que alguns sejam muito bons”, disse Ruy Pavan. Um exemplo é o fato de Aracaju ser a capital nordestina com menor índice de adolescentes grávidas sem fazer os exames pré-natais, num total de apenas 2,7%. Em Salvador esse índice chega a 18,8% e a média brasileira é de 6,3%.
Outro dado interessante diz respeito ao número de adolescentes entre 12 e 17 anos que ainda são analfabetos. Mais uma vez Aracaju se destaca com 4,2% dos jovens nesta situação enquanto a média brasileira é de 5,2%.
Entretanto existem dados que ainda precisam ser melhorados, a exemplo do número de adolescentes entre 14 e 15 anos que já concluíram o ensino fundamental. Em Aracaju este índice é de apenas 8,8%. Já no Brasil a média é um pouco maior, chegando a 11,2%. “Isto não significa que mais pessoas não tenham concluído o 1º grau, mas isso está acontecendo fora da idade desejável, o que pode indicar repetências e conseqüentes atrasos”, disse Ruy Pavan. Ainda segundo o coordenador, os dados são do ano de 2000 e a probabilidade de melhoria destes números é grande, já que a administração do prefeito Marcelo Déda está desenvolvendo projetos que seguem os princípios do Unicef.
Aracaju está acima da média do país ainda em relação ao número de adolescentes de 12 a 17 anos matriculados em escolas. 97% dos jovens aracajuanos estudam em alguma instituição de ensino contra 91,7%, que é a média nacional.
De acordo com Ruy Pavan, um grande impulso para a evolução do quadro em Aracaju será a política da atual administração. “Um passo importantíssimo dado pela prefeitura é trabalhar com políticas integradas, envolvendo todas as secretarias em torno de objetivos comuns. Isso faz com que as chances de sucesso a médio e longo prazo sejam enormes”, afirmou Ruy Pavan.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.