[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Dando continuidade aos Jogos das Escolas Municipais de Aracaju (Jepema 2006), acontece durante todo dia de hoje, terça-feira, na quadra da Escola Municipal de Ensino Fundamental José Antônio da Costa Melo, situada no Bairro Getúlio Vargas, a realização de oito jogos de futsal. Cerca de 200 alunos da instituição de ensino prestigiam hoje as competições do evento.

Para um dos coordenadores técnicos do Jepema, o professor Eduardo Rocha Teles, o retorno dos jogos implica em um importante momento na educação dos jovens, porque os alunos passam a ter oportunidade de conhecer outros estudantes da rede municipal de ensino. “A ocasião proporciona uma abertura no esporte escolar, o que é fundamental para socialização, integração e reencontro dos professores de educação física com os estudantes”, diz Eduardo.

O professor disse ainda que muitos alunos demonstram talento nas competições, por conta disto, o corpo docente costuma valorizar e oferecer o estímulo necessário na participação dos jogos, no intuito de transformá-los em possíveis profissionais e conseguir um bom resultado diante do adversário.

“Mais importante que competir é mostrar para o público que os alunos têm um espírito participativo muito grande e se esforçam para alcançar os próprios objetivos”, destaca Rocha. A questão da cidadania, regras e leis esportivas, também são trabalhadas com os alunos, que ao final de cada competição, aprendem a respeitar a equipe técnica e também os próprios colegas.

Para a educadora da 1ª e 2ª série do Costa Melo, Vanessa Junqueira Rodrigues, o retorno dos jogos serviu também para fazer amizades. “Percebo que os alunos participam independentemente da vitória ou premiação, pois, para eles, a felicidade maior está na diversão”, informou Vanessa.

Já o professor de educação física, Djalmir de Amarante Júnior, que integra a coordenação de arbitragem dos jogos, o apoio da Secretaria Municipal da Educação (Semed) é essencial. “A Semed fez a parte dela, que foi a de realizar os Jepema, e nós estamos fazendo a nossa, no sentido de a cada jogo, proporcionar ao aluno participante um momento muito mais lúdico do que competidor, ocasionado, com isto, na união de todo o grupo”, enfatizou Djalmir.

“O esporte educa, disciplina e distrai”, afirmou o professor Marcelo Bastos Figueiredo, ao ressaltar que a abertura dos jogos foi satisfatória. “Estou representando a minha escola com muito carinho e fazendo de tudo para ganhar, mas se não for possível, o importante foi que participei”, disse a estudante da 4ª série da EMEF Santa Rita de Cássia, Ingricy Lanny Oliveira Santos, jogadora da equipe de futsal feminino.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.