[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Muita atenção e curiosidade. Foi assim o comportamento de cerca de 80 crianças e adolescentes atendidos pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc), por meio do Projeto Criança Cidadã, quando visitaram o Oceanário de Aracaju, administrado pelo Projeto Tamar na Orla de Atalaia.

O passeio deixou a garotada encantada com a beleza e variedade de vidas marinhas. O tubarão e a tartaruga marinha foram as grandes atrações para os adolescentes, já que muitos nunca tiveram a oportunidade de ver de perto esses animais e nem de conhecer o Oceanário, espaço de estudo e de preservação das vidas marinhas. Ao lado do monitor do Projeto Tamar, Edvan da Silva Santos, os adolescentes percorrem todos os aquários, tendo oportunidade de conhecer todas as espécies e tipos de peixes e tartarugas.

Foi uma verdadeira aula prática de biologia e educação ambiental para os adolescentes. Durante a visita, eles assistiram ao Jornal das Tartarugas, vídeo produzido pelo Projeto Tamar, mostrando os riscos de extinção destes animais por falta de conscientização do homem. As imagens deixaram os adolescentes impressionados. Elizabeth Viviane Silva Santana, 15, adorou a oportunidade para adquirir conhecimentos sobre os animais. “É muito legal esse espaço. A gente conhece mais sobre esses animais marinhos e aprende também a preservar o mar, já que muitos desses animais morrem por causa de lixos que são jogados no mar. Foi muito boa essa idéia do Projeto em trazer a gente aqui. Eu já tenho três meses no Projeto e já estou aprendendo muita coisa e espero aprender mais e conhecer lugares assim”, diz a adolescente, demonstrando satisfação com a iniciativa da Semasc.

Cleiton Lucas Araújo Santos, 17, admite que não conhecia nem a metade desses animais. “Não tinha conhecimento dos animais e nem desse espaço. É muito legal aqui porque, além de conhecer, a gente aprende mais e se conscientiza também para preservar o meio ambiente. O Projeto é bem legal. Eu aprendo muitas coisas lá e ainda tenho a oportunidade de conhecer lugares como esse e também ele vem mudando minha vida porque agora depois que entrei nele, eu parei de trabalhar pegando carrego e agora só estudo já que o Projeto me ajuda financeiramente”, revela o garoto, com otimismo e orgulho.

Para Wagner Andrade Correia, 16, o passeio, além de ter sido maravilho, será inesquecível. “Eu não conhecia de perto um tubarão e fiquei encantado. Foi bem legal esse passeio porque a gente aprendeu mais a preservar o meio ambiente que é muito importante para não acabar com esses animais. Eu adoro o Projeto (Criança Cidadã) porque foi depois dele que tive a oportunidade de conhecer lugares diferentes e também deixei de trabalhar para só estudar. Sem dúvida, ele vem me proporcionado uma vida melhor”, observa o garoto.

Para a educadora social Cristiana Santos Souza, que acompanhou a garotada, o objetivo do passeio foi dar a oportunidade para eles conhecerem os animais e também proporcionar uma aula de conscientização ambiental. “Além deles conhecerem essas variedades de peixes que temos no nosso litoral, eles aprendem a valorizar mais e preservar o que existe no nosso Estado. A idéia foi essa conscientização”, analisa a educadora.

Essas crianças e adolescentes são atendidos pela Semasc, por meio do Projeto Criança Cidadã, no Centro de Referência Especializado Professor Gonçalo Rollemberg Leite, no Bairro José Conrado de Araújo, onde são disponibilizadas várias Oficinas Pedagógicas, onde são realizadas uma grande variedade de atividades sócio-educativas.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.