[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Companhia de Desenvolvimento Industrial e de Recursos Minerais de Sergipe (Codise) completa 35 anos de atividades nesta terça-feira, dia 4 de outubro. A fim de comemorar a data, funcionários e dirigentes da companhia estarão reunidos para uma Missa em Ação de Graças que será celebrada às 8h da manhã no auditório do complexo em que a companhia fica localizada, ao lado do Terminal DIA, no início da av. Heráclito Rolemberg. Empresa vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), a Codise tem contribuído decisivamente para o incremento do parque industrial sergipano, sendo responsável pela execução do Programa Sergipano de Desenvolvimento Industrial (PSDI).

“Esse é um momento único na história do desenvolvimento econômico de Sergipe, pois podemos dividi-la entre o antes e o depois da criação da Codise. E vale ressaltar que temos pessoas de extrema competência compondo o quadro de servidores da companhia. E isso fica ainda mais claro quando vemos que a concorrência pela atração de investimentos é pesada em todo o país, com os Estados fazendo de tudo para conseguirem atrair empresas. Mas Sergipe segue sendo destaque nessa área de atuação, com muitas empresas contando com o apoio da Codise, se instalando aqui e gerando milhares de empregos. Isso mostra a qualidade das nossas políticas de incentivos e dos servidores que constroem o sucesso da Codise ao longo desses anos”, comemora o secretário Zeca da Silva, da Sedetec.

Desde o início do ano, várias ações vêm sendo realizadas para celebrar a data. Em maio último, a Codise esteve presente na Feira da Indústria e Inovação Tecnológica (Fitec), realizada no Centro de Convenções de Sergipe, com uma exposição que demonstrava a trajetória e a importância da empresa no desenvolvimento econômico do Estado. De acordo com Jaci Rosa Cruz, assessora de comunicação da Codise, recentemente foi criado um novo site, utilizando recursos modernos, a fim de atrair cada vez mais investidores para Sergipe. “Com o intuito de mostrar a modernização da atual gestão e acompanhando as últimas tendências na área do marketing, foi criada ainda a nova logomarca da companhia, escolhida com a ajuda dos funcionários”, disse ao destacar que, até o final do ano, outras atividades serão realizadas em comemoração ao aniversário.

Para a bióloga Lúcia Marques, é uma honra participar desse momento da empresa onde trabalha há 27 anos. “Somos uma companhia conceituada no Estado pelo seu corpo técnico e pela sua atuação no desenvolvimento econômico de Sergipe, por isso foi que tive a iniciativa de fazer algum registro dessa história”, destacou, referindo-se à publicação que está preparando onde constam os dados biográficos e históricos dos ex-presidentes da empresa, bem como informações sobre a indústria mineral e as empresas incentivadas pelo PSDI nesses 35 anos. “A ideia nasceu do interesse em conhecer os personagens que fizeram parte dessa história e por ter sido tão bem recebida pela atual diretoria, foi ampliada para os demais segmentos. Nos próximos meses, esperamos publicar uma pequena síntese desse trabalho como reconhecimento dos funcionários à história da Codise”, enfatizou a assessora da Diretoria de Recursos Minerais.

De acordo com o economista Hélio de Melo Sampaio, que foi o primeiro presidente da empresa – entre outubro de 1976 a agosto de 1977 – e hoje mora em Salvador, ver o quanto a Codise evoluiu nesse período é muito gratificante. “Estive aqui no início do ano, quando fui muito bem recebido e pude visitar as instalações da empresa e vejo que em meu discurso de entrega do cargo, há 34 anos, profetizei o que atualmente podemos constatar, que a Codise hoje é mais importante empresa estatal de Sergipe”, afirmou ao destacar o leque imenso de atividades que a companhia executa, sua penetração no interior sergipano e a criação de novos distritos industriais.

“É importante que o Estado reconheça que muito do desenvolvimento industrial atingido hoje foi feito pelas pessoas que estão aqui desde o início da Codise, apesar da série de dificuldades de toda ordem”, definiu o atual presidente da empresa, Décio Portella. Segundo ele, nem sempre os empresários tiveram todo tipo de apoio para executarem sua missão com tanto brilhantismo. “Apesar das limitações de recursos, todo mundo tem tentado trabalhar, e esperamos que o marco desses 35 anos de existência venha junto com um empenho ainda maior por parte de todos, para que se possa trazer para o Estado empreendimentos que orgulhem cada vez mais os Codisianos”, enfatizou Portella.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.