[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

 

Nesta sexta-feira, 30, o Governo de Sergipe, através da Controladoria Geral do Estado (CGE) e com o apoio da Controladoria Geral da União em Sergipe (CGU/SE), seguiu viagem para o município de Canindé de São Francisco e promoveu o treinamento de mais sete municípios sergipanos, dentre a região do Alto Sertão e outras localidades, para a realização da 1ª Conferência sobre Transparência e Controle Social em Sergipe (Consocial/SE).

Representantes dos municípios de Nossa Senhora da Glória, Poço Redondo, Monte Alegre, Carira, Ribeirópolis, Nossa Senhora de Lourdes, além de Canindé, receberam importantes orientações que contribuirão para que cada cidade promova sua Consocial com mais segurança e bons resultados.

Segundo a secretária municipal de Controle Interno de Canindé, Lídia Vaz Correia, a participação da sociedade é fundamental para a obtenção de bons resultados em todas as etapas da conferência.

“Participamos da última Consocial em Lagarto e também percebemos o quanto é importante que cada município se prepare adequadamente para a realização desta conferência. Aqui em Canindé, além deste treinamento de hoje, já estamos trabalhando na mobilização dos conselhos, associações, sociedade geral, poder público, através de informações no site da prefeitura, carros de som, faixas e outras medidas. Sem dúvida estamos engajados no chamamento da sociedade civil para esta iniciativa, pois com a adesão em massa desse setor teremos resultados muito mais satisfatórios”, afirma a secretária.

Treinamento

Seguindo os mesmos procedimentos utilizados nos últimos treinamentos para a Consocial, realizados em Itabaiana e Cristinápolis, a Coordenação Executiva Estadual (CEE) da Consocial/SE reuniu os participantes para uma série de simulações, a exemplo da elaboração de propostas baseadas em temas como a promoção da transparência pública, mecanismos de controle social, e diretrizes para a prevenção e combate à corrupção.

Além da sistematização e priorização das propostas, os representantes dos municípios vivenciaram também o processo eletivo de delegados que fará parte das atividades da etapa municipal da 1ª Consocial/SE. Segundo o presidente da COE e secretário adjunto da CGE, Eujácio José, cada município que realizar a conferência deverá estar comprometido com a mobilização de poder público, conselho de políticas públicas, e principalmente da sociedade civil para garantir o fortalecimento da democracia.

“A convocação da sociedade civil para participar, planejar, fiscalizar, monitorar e controlar as ações da Administração Pública é imprescindível para o processo democrático brasileiro, contribuindo ainda mais para diminuir as chances de ocorrerem desvios e irregularidades na gestão pública”, explica Eujácio.

O secretário de Controle Interno do município de Nossa Senhora da Glória, José Santos Andrade, acredita que, apesar de ainda ser um tema novo para a sociedade, a transparência e o controle social dos gastos públicos deverá ser trabalhada com mais intensidade em todo o estado de Sergipe.

“Em um primeiro momento achei que a Consocial fosse algo ainda utópico para se realizar diante da realidade em que vivemos. Mas após conhecer e entender melhor a proposta democrática desta iniciativa, não resta dúvida que a 1ª Consocial chega para marcar uma nova era de transparência e gestão participativa no âmbito da Administração Pública”, observa José Andrade.

 

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.