CEREST, SMS e SES realizam programação alusiva ao Dia Nacional de Combate ao Tabagismo
Às 16h, no Shopping Jardins, as coordenações do Programa de Saúde do Adulto, do Trabalhador e da Vigilância Sanitária Municipal estarão visitando os corredores do centro de compras numa fiscalização do que preconiza a Lei Federal 9.294/96, que proíbe o fumo em ambientes fechados de uso coletivo.
O grupo ‘A Arte de Prevenir é Melhor que Remediar’, que faz parte da Coordenação de Estudos Permanentes em Saúde (COEPS), da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), também fará uma apresentação com o tema voltado para o Dia Nacional de Combate ao Tabagismo.
O objetivo da ação é alertar a população sobre os riscos do hábito de fumar. Além disso, os profissionais vão esclarecer às pessoas sobre a proibição de fumar nas dependências daqueles estabelecimentos e observar se os ambientes estão devidamente sinalizados quanto à proibição.
Substâncias nocivas
Os folhetos informativos da campanha revelam que o fumante traga 4.700 substâncias, e que 400 delas – muitas tóxicas, como a nicotina, amônia e o benzeno – são despejadas da ponta do cigarro para o ambiente. Os dados são da Organização Mundial da Saúde (OMS). A OMS alerta para os riscos da fumaça dos derivados do tabaco (cigarros, charutos e cachimbos), que polui ambientes fechados podendo causar câncer. “No ar, algumas destas substâncias ficam em concentrações maiores do que na fumaça tragada. Isso acontece porque a fumaça que sai da ponta do cigarro não passa pelo filtro. A amônia, por exemplo, sai com concentração 791 vezes maior”, diz o informativo.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]