[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O secretário de Estado da Educação, professor José Fernandes de Lima, apresentou nesta quinta-feira, 30, o Plano de Desenvolvimento da Educação de Sergipe (PDE) para diretores de escolas particulares. O evento, que aconteceu no auditório do Departamento de Habitação e Obras (DEHOP), teve como objetivo ampliar a discussão com a sociedade, ouvindo sugestões e apresentando as metas do Governo do Estado para recuperar a qualidade do ensino e o prestígio da educação pública. "Queremos que a educação cresça e para isso precisamos do apoio de todos os envolvidos na área", destacou o professor Lima.

No Plano de Desenvolvimento da Educação foram estabelecidas seis diretrizes temáticas, sendo a inclusão pela educação, ensino profissional, melhoria da qualidade do ensino, democratização e modernização da gestão, implantação da gestão democrática e articulação e cooperação com as redes municipais de Educação. "Em cada diretriz existe uma série de programas que visam à melhoria do sistema educacional. São ações destinadas a alfabetização de jovens e adultos, alunos com necessidades educativas especiais, estudantes do ensino fundamental e médio, qualificação e valorização de pessoal", esclareceu o professor Lima.

Para o professor Lima, a melhoria do sistema educacional passa por diversos desafios, entre eles a implementação de uma cultura de avaliação e acompanhamento para melhorar o desempenho do aluno. "A avaliação deve ser entendida como um mecanismo necessário de acompanhamento, aperfeiçoamento e desenvolvimento do sistema educacional", disse. Segundo informou o secretário, uma das estratégias é promover a igualdade de oportunidades, tendo como base o atendimento a um padrão mínimo de qualidade.

Esforço

O presidente do Sindicato das Escolas Particulares de Aracaju, José Joaquim Macedo, elogiou o esforço do secretário para integrar o ensino público e privado. "Sabemos da preocupação do professor Lima com a educação. Temos uma pessoa à frente da Secretaria da Educação que pensa o sistema educacional de forma integrada e sem divisão. Isso tem como conseqüência a melhoria do ensino como um todo", disse o presidente.

"A escola privada entra nesse processo para contribuir com a educação em todo o estado", ressaltou o diretor geral da Faculdade Pio Décimo, José Sebastião dos Santos. "A finalidade do nosso trabalho é única, que é preparar o indivíduo para a vida. Não podemos pensar a educação de forma dividida. Portanto, o secretário está correto em promover esse espaço de discussão entre a escola pública e particular", acrescentou.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.