[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Centenas de idosos, crianças e adolescentes integrantes dos projetos sociais executados pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc) já estão em clima de carnaval. Para maior integração entre as três gerações e a comunidade dos bairros onde os projetos sociais são realizados, a Semasc descentralizou a programação dando liberdade aos diretores dos Centros de Referência da Assistência Social, que disponibilizam equipes multidisciplinares para dar atendimento às famílias que vivem em situação de risco e vulnerabilidade social em Aracaju, a definir suas estratégias para comemorar a festa de Momo.

“A gente sempre realizou o Pré-Caju e o baile de carnaval e agora os grupos resolveram se juntar para reviver os antigos carnavais que eram animados por marchinhas”, observa a assistente social Margarida Ribeiro, coordenadora do Programa de Apoio à Pessoa Idosa da Semasc. “Aqui os idosos colocam suas energias para fora, mostrando o vigor e a alegria que eles têm”, garante.

Hoje à tarde, serão vários os Centros de Referência da Assistência Social que animarão a comunidade. Alguns terão desfiles de fantasias e bandinhas que relembrarão antigos sucessos carnavalescos e outros usarão a criatividade embalados por som mecânico misturando ritmos, incluindo sucessos modernos do axé music e pagode. Em alguns bairros, as atividades serão restritas aos idosos, que se divertirão com a programação. “O baile será uma maravilha. Vai ser muito bom se divertir com as colegas do grupo”, diz Maria Ivonete Mangueira Nascimento, 61, integrante do Grupo de Idosos É Bom Viver, do Conjunto Sol Nascente. Ela irá participar do baile carnavalesco promovido no Salão Paroquial Sagrada Família.

Na Jobotiana, a animação acontecerá no Centro de Referência da Assistência Social Madre Tereza de Calcutá, onde idosos, crianças, adolescentes e toda a comunidade poderão se divertir animados por uma bandinha formada por crianças e adolescentes que integram a Oficina de Percussão daquele Centro de Referência. O destaque ficará por conta do Desfile de Fantasia, cuja criatividade das indumentárias sempre chama a atenção de quem assiste.

No Centro de Referência da Assistência Social Pedro Averan, localizado no bairro Manoel Preto, as comemorações carnavalescas reunirão também integrantes do grupo de idosos assistidos pelo Centro de Referência da Assistência Social Porto D´Anta. Também serão realizadas manifestações momescas nos Centros de Referência da Assistência Social Santa Maria, no bairro Santana Maria; Terezinha Meira, no bairro Veneza; e no Centro João Oliveira Sobral, no Santos Dumont, unindo as comunidades do Soledade e Lamarão. O Grupo de Idosos São José Operário, do Castelo Branco, realizará a festa no Instituto Lourival Fontes.

Também serão realizadas hoje prévias carnavalescas nos Centros de Referência da Assistência Social Antonio Valença Rollemberg, no Augusto Franco, e na Associação de Lavadeiras no bairro 18 do Forte.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.