Caravana da Cidadania reúne 320 líderes comunitários e delegados do Orçamento Participativo
Ribamar foi um dos cerca de 320 líderes comunitários e delegados do Orçamento Participativo que visitaram na manhã de ontem, domingo, o Viaduto e outras obras que a PMA desenvolveu ao longo de 2007. A iniciativa faz parte da ‘Caravana da Cidadania’, promovida anualmente pela Prefeitura, por meio da Secretaria Extraordinária de Participação Popular (SEPP). O objetivo da Caravana foi apresentar à população da capital os frutos do trabalho feito durante o ano. "A prioridade de cada obra foi avaliada pelos participantes nas reuniões abertas do Orçamento Participativo ao longo do ano. Agora chegou o momento da gente fiscalizar e avaliar como esses investimentos públicos foram aplicados nesse período", atestou a aposentada Fátima Souza, delegada do OP no bairro Siqueira Campos.
Assim como o Ponto Novo, de Ribamar, e o Siqueira Campos, de Fátima, todos os demais bairros de Aracaju foram representados durante o tour pelas principais obras realizadas na cidade. Na última visita do dia, os representantes comunitários foram recepcionados pelo prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, sob o vão central do Viaduto Jornalista Carvalho Déda, onde ele explicou como está o andamento da obra e anunciou que ela estará concluída e pronta para se entregue em janeiro. "Aqui já podemos ver como será essa obra, que é a mais importante da história de Aracaju, do ponto de vista urbanístico. Ela desafogará o trânsito, viabilizando o tráfego ágil e seguro de cerca de 70 carros por minuto entre as áreas Sul e Norte de Aracaju e de outros 90 automóveis por minuto entre o Leste e o Oeste da cidade", informou Edvaldo, ressaltando que a construção acontece em parceria com os governos federal e estadual.
Participação
Para Fátima Souza, a explanação do prefeito sobre a construção do viaduto e sobre outros serviços em andamento ajudou a entender os critérios e as formas de aplicação de cada verba que chega aos cofres do município. "Assim a gente fica sabendo porque os recursos são levados para alguns bairros que têm mais necessidade e isso nós aprendemos que é complicado de administrar, pois a Prefeitura precisa beneficiar Aracaju como um todo. Sabemos o que é prioridade para a cidade e o que é prioridade para o bairro; por isso que a Prefeitura nos convida a acompanhar cada processo, porque o papel do conselheiro não é só naquele momento em que vai decidir como vai ser utilizado o orçamento, mas também fiscalizar", ratificou a delegada do OP, que aproveitou para conversar com o prefeito Edvaldo Nogueira sobre detalhes do trânsito em seu bairro.
A Caravana teve início na Escola Vitória de Santa Maria, no bairro homônimo, onde os visitantes puderam verificar a forma como foi elaborado e realizado o unidade de ensino. A partir daí, os cerca de 320 delegados do OP e líderes comunitários partiram em ônibus disponibilizados pela PMA até o bairro Novo, novo núcleo habitacional que a Prefeitura está construindo na Zona de Expansão de Aracaju. A área receberá residências feitas pela PMA em parceria com o Governo Federal, com recursos do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), para famílias que atualmente residem em barracos no Morro do Urubu. "Acho muito importantes as casas que estão sendo levantadas no bairro Novo. As pessoas que estão ali vão ter uma melhor condição de habitação e de vida", retoma Ribamar Moraes.
Após as visitas, o cortejo seguiu para o Parque Augusto Franco (Sementeira) onde uma grande confraternização os aguardava. Embalados por canções populares executadas pelo Coral da Emurb [Empresa Municipal de Obras e Urbanismo], e provando uma feijoada, os delegados e familiares receberam a mensagem de Natal do prefeito de Aracaju, que também cantou junto com as crianças e servidores municipais. Segundo o secretário de Participação Popular, Rômulo Rodrigues, a PMA está fazendo uma série de obras importantes, em diversos locais, e isso precisa ser mostrado ao contribuinte. "É evidente que quem mora num bairro não sabe o que está acontecendo no outro; por isso resolvemos juntar lideranças comunitárias e os delegados do Orçamento Participativo, para que eles possam ter uma idéia do que nós estamos fazendo. Já esta festa é resultado das Feiras de Usados que realizamos durante o ano e de parcerias", lembrou Rodrigues.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]