[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A Saúde Municipal concluiu na semana passada a Capacitação e Avaliação da Vigilância Epidemiológica da influenza – gripe. A ação foi realizada por meio de uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) e o Governo do Estado.

Dentre os objetivos, procurou-se capacitar os técnicos das Unidades de Saúde da Família (USF) que realizam a sentinela da influenza: USF Ávila Nabuco e USF Carlos Hardman. O trabalho de sentinela é realizado semanalmente nessas unidades e consiste na coleta de dados dos pacientes, por meio de exame clínico. As informações captadas são levadas aos laboratórios de referência, que as interpretam.

A capacitação se realizou com atividades teóricas e práticas. A manhã do dia 30 foi repleta de palestras. Na ocasião, enfocou-se a situação da influenza em Aracaju, Sergipe, Brasil e em outros países. As medidas de controle da doença também foram alvo de discussão. Durante a parte da tarde do mesmo dia, e também na manhã seguinte, foram feitas visitas monitoradas às unidades sentinelas.

O treinamento prático foi realizado pela técnica do Instituto Evandro Chagas, localizado no Estado do Pará, Edna Filizzola. “Estou aqui em Aracaju para participar do treinamento com os dois sentinelas do SUS Municipal. Meu objetivo é passar as informações para melhorar a coleta feita no exame clínico. Um dos pontos que friso é quanto à boa vontade e dedicação dos profissionais, necessárias para a eficácia dos procedimentos”, declarou a técnica.

A coordenadora da Coordenação de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Tânia Santos, alerta a população para que colabore com a sentinela da influenza em Aracaju. “Sem o apoio das comunidades será difícil realizar a colheita das amostras e mapear o quadro gripal na cidade”, pontuou.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.