[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Retrospectiva, oportunidade, reconhecimento são alguns dos termos usados por artistas para definir a segunda edição do projeto Visitando Acervos, aberta na última segunda-feira na Galeria de Artes Álvaro Santos. A mostra expõe 39 trabalhos que fazem parte do acervo artístico da Prefeitura de Aracaju e marca a comemoração dos 39 anos da Galeria.

Artistas plásticos como Adauto Machado reconhecem o trabalho realizado pela Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esportes (Funcaju), através da atual diretoria da Galeria, no qual abre espaço para fazer um retrospecto das artes na capital. “É o que teve de melhor em termos de retrospectiva [artística] em Aracaju”, disse Machado, autor da tela Feira de Telha, obra que faz parte do acervo da Galeria Álvaro Santos e foi resultado de um projeto de visitação a feiras de ruas dos interior sergipano.

Elias Santos, autor do retrato de Ivone de Menezes, que também está em exposição e homenageia a Biblioteca Pública Municipal Ivone de Menezes, disse que a exposição faz um mapeamento do que foi e do que é a arte nos últimos 40 anos. Ele ressalta a oportunidade da juventude conhecer e admirar obras que fazem parte da história da cidade e perceber também o estado de conservação e qualidade técnica dos trabalhos.

Além de beneficiar toda a população e marcar o aniversário da Galeria, os artistas lembram o reconhecimento da organização aos artistas locais. “A gente se sente orgulhoso em saber que nossas obras fazem parte do acervo do município”, afirma Marly, autora da tela Fantasmas de Marly I, obra que faz parte também do acervo da Galeria de Artes. Como uma sugestão a artista convida alunos e professores de artes a visitarem a mostra que fica aberta ao público até o dia 15 de outubro.

A exposição mostra ainda obras dos seguintes artistas: Álvaro Santos, Adauto Machado, Anselmo Rodrigues, Augusto César, Caã, Canuto, César Romero, Costa de Lima, Dionéia Partteson, Edidelson, Elias Santos, Eurico Luiz, Fabio Sampaio, Félix Mendes, Fernando Cajueiro, François Hoald, Ismael Pereira, J. Inácio, Jenner Augusto, Joel Dantas, Jorge Luiz, José Fernandes, Joubert Moraes, Karinne Santiago, Laécio, Leonardo Alencar, Márcia Guimarães, Marly, Nadja Amorim, Nogueira, Oséas Santos, Otávio Luiz, Pinto, Pythiu, Rafael, Raquel Lima, Silveira, Wellington Oliveira e Zeus.

Catálogo

Na abertura da exposição o catálogo Visitando Acervos II, que reúne imagens de todas as obras que estão nesta mostra, foi distribuído entre artistas, autoridades e o público em geral. As imagens do catálogo foram reproduzidas pela repórter-fotográfica Edinah Mary, contendo ainda um breve histórico e a biografia do patrono, além de legendas. O artista plástico e professor Elias Santos elogiou a qualidade do trabalho. “O catálogo foi muito bem feito”, frisou. A Galeria de Artes Álvaro Santos está localizada na praça Olímpio Campos, Centro, e fica aberta diariamente das 08h às 18h.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.