[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Passadas as discussões e análises que envolveram a população aracajuana durante o II Congresso da Cidade, ocorrido nos dias 27 e 28 de julho, o momento agora é de por em prática mecanismos para a realização das novas demandas propostas para o Plano de Desenvolvimento Estratégico Aracaju + 10. Além de preparação dos delegados para as etapas seguintes: as Conferências Estadual e Nacional das Cidades.

A secretária de planejamento do município, Lúcia Falcón, que coordenou todos os trabalhos do congresso realizado no hotel Parque dos Coqueiros, explica o que acontece a partir de agora. “Nós temos dois tipos de providência a tomar, em relação a Conferência Nacional das Cidades e a execução daquilo que a população pediu. No primeiro caso, nós vamos enviar o relatório para o Governo do Estado e para o Ministério das Cidades e os delegados eleitos vão participar em meados de setembro da Conferência Estadual e em novembro, da nacional, que acontece em Brasília”.

Quanto à execução das reivindicações da população, segundo Falcón, a sua realização não se dará de forma imediata. “Como o nome diz, planejamento estratégico diz respeito a coisas de longo prazo. A gente já começou inclusive a trabalhar em muitas delas, que nesse II Congresso não estava com a obra pronta, mas há muita coisa sendo preparada”, explicou Lúcia Falcón.

Segundo a secretária, não só a Secretaria Municipal de Planejamento (Seplan), mas todas as demais participantes do II congresso saíram com “uma espécie de dever de casa para fazer”. “Cada secretário tem que sentar com sua equipe para buscar os meios de executar aquilo que foi solicitado”, completou. No caso da Seplan em particular, o dever tem, entre outras coisas, a revisão do plano diretor, elaboração de códigos mais novos do meio ambiente e de edificações.

“Uma das coisas que a população pediu no Congresso foi fazer o que a gente chama de um marco regulatório dos sistemas de leis, muito moderno e que prepare Aracaju para crescer de forma ordenada. E isso já está em andamento”, exemplificou a secretária de Planejamento de Aracaju.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.